esta mousse de chocolate é leve e cremosa e só precisa de 5 ingredientes

    Há dias em que não vale a pena. Aliás, há dias em que a minha dieta tem de forçosamente entrar em modo “pausa”. Não dá. Esta mousse de chocolate foi-me enviada pelo próprio Belzebu para me tentar e cumpriu perfeitamente a sua missão. Não resisti nem 5 segundos e rendi-me de imediato a esta receita do blog Cooking Classy.

    Claro que já a enviei para o meu querido Marido Mistério para Ele fazer para hoje à noite. Adoro chocolate e sou viciada em mousse de chocolate, por isso, foi mesmo impossível resistir a esta tentação.

    Assim, para fazer esta maravilha, precisamos de ter em casa 4 gemas de ovo grandes, açúcar, natas, extrato de baunilha, chocolate semi amargo (partido em pequenos pedaços) e uma pitada de sal, mas é opcional.

    Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Preparação

    Antes de mais, comece por bater as gemas e o açúcar granulado com uma batedeira elétrica, na velocidade máxima, durante cerca de 2 minutos, até obter um creme macio.

    Entretanto, aqueça 180 g das natas com uma pitada de sal (se for usar) numa panela em lume brando, mas cuidado para não deixar ferver.

    Enquanto está a bater a mistura das gemas de ovo, despeje lentamente a mistura das natas quentes para temperar as gemas. A seguir, volte a colocar a mistura das gemas de ovo com as natas na panela.

    Depois, deixe cozinhar em lume brando, mexendo sempre, durante 3 a 5 minutos, até o creme engrossar. Se ficar com grumos, passe por um passador e volte a colocar na panela. Retire do lume e adicione o chocolate e a baunilha. Mexa bem até o chocolate derreter.

    Despeje a mistura para uma taça média limpa, tape e guarde no frigorífico, mexendo a cada 10 a 15 minutos, até deixar de ficar quente, durante cerca de 30 a 40 minutos no total.

    Entretanto, bata o resto das natas até ficar com a consistência de chantilly. A seguir, envolva as natas batidas na mistura de chocolate e mexa bem até ficar com a consistência de mousse.

    Transfira a mousse para as taças ou copos onde vai servir e leve ao frigorífico durante duas horas.

    Se gostar, sirva com uma colher de chantilly e decore com raspas de chocolate.

     

    Boas receitas,

    Ela

     

    receita e foto: cooking classy

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *