esta omelete com recheio de queijo e cogumelos parece um soufflé e vai ser o nosso brunch de hoje

    Toda a gente adora uma boa omelete, mas uma omelete-soufflé é outro campeonato. Hoje vamos experimentar esta maravilha que descobri no blog Honest Cooking.

    Além de ter um recheio com dois queijos e cogumelos, tem uma consistência de nuvem o que a torna ainda mais leve e deliciosa.

    O meu querido Marido Mistério já vestiu o avental e eu já fui buscar os ingredientes: uma mistura de cogumelos picados ou fatiados (pode ser shiitakes e cremini, por exemplo), manteiga, vinho branco seco, ovos, queijo parmesão ralado, queijo gruyère ralado, sal, pimenta e cebolinho picado para decorar.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 2 pessoas, espreite aqui a receita original.

    souffle-omelet-with-gruyere-mushrooms-r3.jpg

     

    Comece por cozinhar os cogumelos: aqueça uma frigideira grande em lume médio alto. Derreta duas colheres de sopa de manteiga e junte os cogumelos. Espalhe-os numa única camada. Deixe cozinhar durante 3 a 4 minutos até ficarem acastanhados. Vire-os ao contrário e tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar durante mais 1 a 2 minutos e junte o vinho. Deixe ao lume durante mais 1 a 2 minutos ou até o vinho ter praticamente evaporado e os cogumelos estarem totalmente cozinhados. Transfira-os para uma taça e mantenha-os quentes.

    Separe as claras das gemas dos ovos e bata as claras em castelo com uma pitada de sal.

    Enquanto isso, aqueça uma frigideira antiaderente em lume médio baixo.

    Numa taça grande, misture as gemas com o queijo parmesão e uma pitada de sal. Envolva com cuidado 1/3 das claras em castelo com a mistura das gemas.

    Junte o resto das claras com a ajuda de uma espátula de borracha. Não misture demais para as claras não perderem a consistência de nuvem.

    Junte uma colher de sopa de manteiga à frigideira que aqueceu e espalhe a mistura dos ovos com cuidado. Tape e coloque o lume entre o médio e o brando para a omelete ficar com um tom dourado.

    Ao fim de 1 a 2 minutos, destape a omelete e espalhe por cima o queijo gruyère ralado. Tape novamente e deixe cozinhar durante mais 1 a 2 minutos ou até o queijo derreter.

    Espalhe os cogumelos por cima, retire a omelete da frigideira e dobre-a ao meio já no prato.

    Decore com mais parmesão ralado e cebolinho picado.

    Sirva e delicie-se.

     

    Um ótimo fim de semana,

    Ela

     

    receita e foto: honest cooking

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *