esta quiche de abóbora com queijo gorgonzola é o meu mais recente vício

    Pode ser um ótimo almoço para levar para o trabalho, um jantar leve a meio da semana ou uma deliciosa sugestão de brunch para o fim de semana.

    Esta receita do blog Fig & Honey roça a perfeição, porque a combinação da cremosidade da abóbora com o sabor levemente salgado e picante do queijo gorgonzola sobre uma base crocante surpreendente é absolutamente genial. E tornou-se o meu mais recente vício. O meu querido Marido Mistério já revira os olhos cada vez que lhe peço para fazer esta quiche (Ele não é fã de quiches mas até Ele se rendeu a esta maravilha).

    Para fazer em casa precisa de ter farinha, manteiga, 3 a 4 colheres de sopa de água fria e folhas de salva picadas, para fazer a base. Para o recheio, precisa de ter abóbora assada (pode usar também puré de abóbora em lata), 60 ml de água, sal e pimenta, queijo gorgonzola, ovos e leite (a receita original usou leite de amêndoa, que eu adoro).

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 pessoas, espreite aqui a receita original.

     

     

    Comece por fazer a base: junte a farinha e a manteiga numa taça grande. Misture os dois ingredientes com os seus dedos até obter uma espécie de crumble. Adicione as folhas de salva bem picadas e misture. Acrescente, a seguir, 3 colheres de sopa de água e misture tudo com as suas mãos. Adicione mais água se achar necessário. Forme uma bola com a massa e coloque-a numa taça. Tape com película aderente e leve ao frigorífico durante 30 minutos.

    Retire a massa do frigorífico e estenda-a sobre a bancada. Passe com o rolo da massa até obter um círculo que caiba numa forma de tarte com cerca de 23 cm de diâmetro. Faça vários furos na base com um garfo.

    Leve a forma novamente ao frigorífico durante 15 a 20 minutos para assentar.

    Entretanto, pré-aqueça o forno a 200º C.

    Tape a base com uma folha de papel vegetal e ponha por cima pesos de cozinha. Se não tiver, use feijão cru para fazer peso. Leve ao forno durante 20 minutos. Retire a folha de papel vegetal e os pesos e volte a colocar no forno durante mais 5 a 10 minutos até ficar ligeiramente acastanhada. Retire a base do forno e deixe arrefecer.

    Enquanto isso, junte a abóbora assada e a água no liquidificador e misture até obter um creme macio. Se preferir, pode usar puré de abóbora em lata, nesse caso não precisa de adicionar água. Tempere com sal e pimenta.

    Espalhe o creme de abóbora por cima da base. Coloque por cima uma camada de queijo gorgonzola em crumble.

    Numa taça média, bata os ovos com o leite. Tempere com sal e pimenta. Não exagere porque o gorgonzola já é salgado. Espalhe a mistura dos ovos por cima do queijo.

    Leve ao forno durante 20 a 25 minutos até o topo começar a ficar dourado.

    Retire do forno e deixe arrefecer. Decore com salva frita ou fresca, e sirva.

     

    Boas receitas,

    Ela

     

    receita e foto: fig & honey

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *