Devo ser a única pessoa neste país que está a trabalhar que nem uma louca em agosto e ainda por cima com um ataque de alergia que só me apetece arrancar o nariz. Deus me livre! Ninguém merece trabalhar com este calor de ananases sempre a espirrar, com o pingo a cair e o nariz em chagas. Posto isto, estou com uma telha monumental, por isso, não preciso de mais stress na minha vida. Já dei indicações precisas ao meu querido Marido Mistério para fazer este frango com molho cremoso de cogumelos hoje para o jantar, porque basicamente não estou para ter trabalho e esta receita do site BBC só precisa de ingredientes que temos em casa. E também porque, quando estou com mau feitio, dá-me para dar ordens.
Assim, Ele vai precisar dos seguintes ingredientes: manteiga sem sal, azeite, cogumelos cortados em fatias fininhas, uma cebola picada, dois dentes de alho esmagados, tomilho fresco, coentros em pó, cominhos em pó, vinho branco seco, caldo de galinha, natas, crème fraîche, mostarda Dijon, salsa e estragão picados, peitos de frango com pele, sal e pimenta preta, arroz branco e brócolos cozidos.
Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.
Preparação
Antes de mais pré-aqueça o forno a 180º C.
A seguir, aqueça a manteiga e duas colheres de sopa de azeite numa frigideira grande. Quando a manteiga estiver completamente derretida, adicione os cogumelos e a cebola e frite durante 10 a 12 minutos ou até os cogumelos ficarem dourados e as cebolas macias. Nessa altura, adicione o alho, o tomilho, os coentros e os cominhos e deixe fritar durante mais 2 minutos.
Depois, aumente o lume, acrescente o vinho e deixe ferver durante um minuto. A seguir, junte o caldo de legumes, as natas, o crème fraîche e a mostarda. Deixe ferver e depois reduza para lume brando e deixe ferver durante 5 minutos para engrossar.
Depois, adicione a maioria da salsa e do estragão e tempere com sal e pimenta. Reserve.
Entretanto, cozinhe o frango: aqueça o resto do azeite numa frigideira grande (que possa ir ao forno) em lume alto. Tempere os peitos de frango com sal e pimenta e frite, com a pele virada para baixo, durante 5 minutos até ficarem com um tom dourado e acastanhado.
Leve a frigideira ao forno durante 10 a 15 minutos ou até a parte mais alta dos peitos de frango deixar de ficar cor de rosa.
Nessa altura, retire a frigideira do forno e tape com uma folha de papel vegetal. Deixe assentar durante 6 a 7 minutos.
Antes de servir, aqueça o molho e divida-o por quatro pratos fundos. Fatie os peitos de frango e disponha-os por cima do molho. Decore com resto das ervas aromáticas e sirva logo, acompanhados de arroz branco e brócolos.
Uma ótima sexta-feira para si, onde quer que o meu nariz esteja,
Ela