Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

esta receita de lasanha num frasco é ideal para evitar desperdícios

06.09.21

Na minha modesta opinião, todas as receitas de lasanha levantam um enorme problema: a deliciosa combinação de carne, massa e queijo é tão boa que se torna viciante e uma pessoa (sobretudo se for descontrolada, como eu) não resiste a repetir até limpar a travessa toda. Esta receita do site Brit.co traz a solução para este meu problema. A lasanha é feita num frasco, em doses individuais. Por isso, não corro o risco de exagerar nem de deixar restos.

Para fazer este milagre da gastronomia, preciso de ter em casa azeite, uma cebola média descascada e picada, carne picada, alho picado, polpa de tomate, orégãos e tomilho secos, sal, pimenta preta moída, tomate picado, manteiga sem sal, farinha, leite, queijo cheddar ralado, mozzarella ralada, massa de lasanha, uma courgette fatiada e tomilho fresco.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

2ea20a2f1a177c45fc8e8d6ecdc728fb.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 190º C.

Aqueça o azeite numa frigideira grande. Junte a cebola e deixe cozinhar, em lume médio, durante 5 a 6 minutos, até a cebola começar a amaciar.

Adicione a carne picada e cozinhe até esta ficar com um tom acastanhado.

Acrescente o alho, a polpa de tomate, os orégãos, o tomilho, o sal e a pimenta.

Misture bem. A seguir, junte o tomate picado. Deixe ferver ligeiramente e depois reduza para lume brando e cozinhe durante 15 minutos.

Prepare os 4 frascos que vai usar: corte círculos de massa de lasanha de forma a caberem nos frascos. Vai precisar de dois círculos por frasco.

Agora, faça o molho branco: derreta a manteiga numa panela e junte a farinha. Misture durante 1 minuto. Acrescente o leite, gradualmente, ao mesmo tempo que vai misturando, até obter um creme espesso e macio. Tempere com sal e pimenta, adicione ¼ do queijo cheddar e ¼ da mozzarella, e desligue o lume.

Divida 1/3 do molho de carne pelos frascos. Coloque por cima da carne várias fatias de courgette crua e, a seguir, uma colher de sopa cheia do molho branco. Finalize com o segundo círculo de lasanha.

Repita o processo.

Coloque por cima da segunda camada da massa de lasanha o molho da carne, depois o molho branco.

Divida os queijos cheddar e mozzarella pelos frascos.

Coloque os frascos num tabuleiro e leve-os ao forno durante 20 a 25 minutos até o queijo ficar com um tom acastanhado e o molho a borbulhar.

Retire do forno com cuidado e deixe arrefecer ligeiramente antes de os decorar com tomilho fresco.

 

Uma ótima semana,

Ela

 

receita a foto: brit.co