Sardinha sem salada não é sardinha. Salada sem pimento não é salada. E pimento sem as mãozinhas a arder enquanto se tira a pele não é pimento. Já sei que há sempre a solução habitual: colocar os pimentos por baixo da torneira, com a água fria a correr, e ir tirando a pele com os dedinhos semi-escaldados. Mas tenho uma triste notícia para o grupo da torneira: a água fria a correr aniquila todo e qualquer sabor que o pimento tenha. É aquilo a que se pode chamar um genocídio culinário. E é por isso que existe uma solução mais saborosa, mais eficaz e mais conservadora da saúde dos meus dedinhos sapudos.
Se assar os pimentos na brasa, pincele-os com um pouco de azeite e ponha-os em cima da grelha, rodando-os de vez em quando para grelharem de todos os lados.
Se os assar no forno, corte-os primeiro ao meio e retire as sementes. A seguir, pincele-os com azeite e ponha-os com a pele para cima sobre uma folha de papel vegetal num tabuleiro, cinco a dez centímetros abaixo do grelhador. Ligue o grelhador do forno durante uns 10 minutos.
Quando a pele começar a ficar tostada, retire-os e coloque-os logo dentro de um saco de plástico para congelar bem fechado. O calor vai fazer a pele soltar-se dos pimentos. Quinze a 20 minutos depois estão prontos. Quando abrir o saco, os pimentos estão mornos e a pele sai como se fosse uma folha de papel. Além de tudo, vai ver que o sabor não tem nada a ver.
Uma boa sardinhada para si onde quer que os pimentos estejam,
Ele
foto: the kitchn
Olá!
Eu utilizo outra dica, que se baseia em colocar os pimentos dentro de um saco plástico durante alguns minutos, ficam abafados e a pele sai bem.
😉
Não é necessário pincelar com azeite. Basta colocar, depois de assados, dentro do tal saco de plástico. São ótimos com alho picado, azeite, flor de sal e vinagre.
Então e colocar o pimento dentro de um tupperware não fará o mesmo efeito? Gastar um saco de plástico para ser usado apenas uma vez e ir para o lixo não é nada amigo do ambiente.
Eu faço sempre assim, depois de assado fecho num saco plástico f pois é cortar às tiras com a mão e a pele sai.
Lave o saco, deixe secar bem e guarde-o para a próxima.