A sopa é uma refeição completa, saciante e saudável, com muito pouco desperdício. Neste caso, até é um prato principal porque leva camarão. Ainda por cima, o caldo utilizado é feito através do aproveitamento da água da cozedura dos vegetais para outras refeições (pode ser congelado, como fazemos cá em casa, ou utilizado imediatamente). Além disso, leva ainda cogumelos, molho de soja biológico e gengibre, um poderoso ingrediente contra problemas respiratórios. Ah, e a malagueta é perfeita para ajudar a resistir ao frio do inverno. Por isso, esta sopa de camarão com um toque oriental é tudo o que precisamos aos dias de semana: fácil, saudável, sustentável e deliciosa.
Ingredientes
- 150 g de cogumelos biológicos (shitake, pleurothus, shimeji, etc.)
- 2 colheres de sopa de óleo de coco
- 1 pedaço de gengibre com cerca de 5 cm picado
- 1 malagueta sem sementes picada
- 950 ml de caldo de legumes caseiro aproveitado da água de cozer os legumes no dia-a-dia
- 450 ml de leite de coco
- 3 colheres de sopa de erva príncipe
- 3 colheres de sopa de molho de soja biológico
- Sumo de 2 limas médias (e algumas rodelas para decorar)
- 150 g de camarão
- Coentros picados q.b.
Preparação
Antes de mais, salteie os cogumelos com o óleo de coco numa panela média em lume médio alto durante cerca de 3 minutos. Depois, adicione o gengibre, a erva príncipe e metade da malagueta. A seguir, deixe apurar durante mais 2 minutos.
Entretanto, acrescente o caldo de legumes, o leite de coco, o molho de soja e o sumo das limas.
Depois, deixe cozinhar em lume médio durante mais 10 a 15 minutos, mas três minutos antes do fim do tempo, adicione os camarões.
Finalmente, divida pelas taças que vai servir e decore com o resto da malagueta, as rodelas de lima e os coentros picados.
Boas receitas,
Ela
receita, fotos e vídeo: casal mistério