esta tarte de banana com chantilly vai ser a estrela do seu fim de semana

    sobremesas que têm a capacidade de nos deixar em silêncio. E olhe que para me calar, é preciso bastante. Não por serem sobremesas simples ou leves, mas por nos obrigarem a fechar os olhos e apreciar cada colherada como se fosse a última. Esta tarte de banana com base de bolachas de manteiga de amendoim e com chantilly por cima é exatamente isso: um monumento cremoso, imponente, com o equilíbrio perfeito entre o doce, o salgado e o toque fresco da fruta.

    Aliás, esta receita de tarte de banana, do blog Ambitious Kitchen, não leva ingredientes de pacote, misturas pré-feitas nem tem atalhos de preguiçoso. E sim, vale cada segundo do tempo que demora a fazer. Porque depois, ninguém se vai esquecer dela.

    Para isso, tem de ter em casa leite gordo, 4 gemas de ovo, açúcar, amido de milho (maizena), uma pitada de sal, bourbon ou whisky (opcional, mas vale a pena), extrato de baunilha, manteiga com sal cortada em cubos pequenos, 2 a 3 bananas grandes maduras cortadas em rodelas, para o recheio. Depois vai precisar de bolachas de manteiga de amendoim (tipo Nutter Butter, mas se não conseguir encontrar use bolachas Biscoff) e manteiga derretida para a base. Além disso, separe natas para bater, açúcar em pó e mais extrato de baunilha para a cobertura de chantilly. E finalmente, se quiser, reserve também raspas de chocolate preto e um pouco de cacau em pó para decorar.

    Assim, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 10 a 12 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Preparação

    Antes de mais, pré-aqueça o forno a 175º C. Depois, unte uma forma de tarte ou de fundo amovível (cerca de 23 cm) com manteiga ou spray antiaderente.

    Comece pela base

    Para isso, coloque as bolachas num robot de cozinha e triture até parecer areia grossa. A seguir, junte a manteiga derretida e volte a misturar até estar bem ligado.
    Depois, deite esta mistura na forma que preparou e pressione bem contra o fundo e as laterais (deve subir cerca de 2 a 3 cm). Use o fundo de uma chávena para ajudar a compactar bem. A seguir, leve ao forno durante 10 minutos. Retire e deixe arrefecer completamente antes de colocar o recheio.

    Agora prepare o recheio

    Num tacho grande, misture as gemas, o açúcar, o amido de milho e o sal até obter um creme macio e homogéneo. Reserve.
    Depois, aqueça o leite noutro tacho até começar a ferver levemente nas bordas (não deixe ferver a sério!). A seguir, retire do lume e junte rapidamente 80 ml do leite quente à mistura dos ovos, mexendo energicamente para não cozer as gemas. Depois adicione o restante leite, aos poucos e sempre a mexer.
    Leve tudo a lume médio, mexendo constantemente. Vai engrossar de repente, mas não se admire. Quando estiver com consistência de creme ou de manteiga de amendoim, retire do lume e junte a baunilha, o bourbon ou o whisky (se usar) e a manteiga. Mexa até ficar macio.

    Monte a tarte

    Forre o fundo da base de bolacha com as rodelas de banana, bem juntinhas.
    A seguir, deite por cima o creme ainda quente e alise bem.
    Cubra com película aderente, colada à superfície do creme. E leve ao frigorífico durante 2 a 4 horas, ou até estar bem fria.

    Na hora de servir, o grand finale

    Bata as natas com o açúcar em pó e a baunilha até formar picos firmes. Prove – se quiser mais doce, junte mais açúcar.
    Espalhe o chantilly por cima do creme já frio e decore a tarte de banana com raspas de chocolate preto.

    É ou não é uma maravilha?

     

    Um ótimo fim de semana,

    Ela

     

    receita e foto: ambitious kitchen

     

    Se quiser ler mais receitas de sobremesas com banana, carregue na galeria em baixo:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *