esta tarte de banana e doce de leite é uma maravilha e prepara-se em 35 minutos

    Supostamente esta receita chama-se banoffee, porque é uma receita inglesa que junta banana, natas e toffee ou doce de leite, como é o caso desta versão do blog Brown Eyed Baker. Só que esta receita é do outro mundo porque, além de ser uma incrível tarte de banana e doce de leite, ainda leva um chantilly de café por cima e uns amendoins picados a decorar. É ou não é uma boa ideia para o seu Natal?

    Então vamos a isso. Primeiro, precisa dos ingredientes: bolachas graham crackers ou digestivas esmagadas, açúcar mascavado, manteiga sem sal e uma pitada de sal para a base. Depois, precisa de três bananas (descascadas e cortadas em rodelas) e de doce de leite para o recheio. Finalmente, separe uma embalagem de natas, café expresso em pó, açúcar e extrato de baunilha para o topping. Para decorar, compre amendoins ou avelãs picadas e raspas de chocolate.

    Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Preparação

    Faça primeiro a base

    Misture, numa tigela média, as bolachas esmagadas, o açúcar mascavado e o sal, garantindo que não ficam grumos de açúcar mascavado. Regue a manteiga derretida sobre a mistura de bolacha e envolva com um garfo, assegurando que a mistura fica uniformemente humedecida. A seguir, pressione a mistura da base contra o fundo e os lados de uma forma de tarte com cerca de 23 cm de diâmetro e alise bem com a parte de trás de uma chávena ou de um copo largo. Depois, leve ao congelador durante pelo menos 15 minutos.

    Prepare o recheio

    Entretanto, faça o recheio: disponha as rodelas de bananas sobre a base e depois espalhe o doce de leite por cima das bananas usando uma espátula ou as costas de uma colher.

    Prepare o chantilly de café

    Misture, numa taça grande, o pó de café nas natas até dissolver. A seguir, adicione o açúcar e a baunilha e, usando uma batedeira elétrica ou uma varinha mágica, bata na velocidade média, durante 2 a 3 minutos, até ficar cremoso e começar a engrossar. Nessa altura, aumente a velocidade para média-alta e bata durante mais 30 segundos a 1 minuto, até ficar com a consistência de chantilly.

    Espalhe o chantilly sobre o recheio e decore com os amendoins ou as avelãs picadas e as raspas de chocolate, se gostar. Agora faça o favor de se deliciar com esta maravilha!

     

    Boas receitas,

    Ela

     

    receita e foto: brown eyed baker

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *