Ninguém resiste a uma boa sobremesa de chocolate. Pode haver sonhos, rabanadas, filhoses, bolo-rei, tudo a que temos direito, mas garanto-lhe que a primeira a desaparecer da mesa vai ser esta incrível tarte de chocolate que é, para mim, um sonho tornado realidade. Tem uma base de bolachas Oreo, um recheio de chocolate e café e, para a desgraça ser total, uma irresistível camada de chantilly por cima.
O génio por detrás desta receita é a autora do blog Baker by Nature.
Para fazer esta maravilha para o seu Natal, vai precisar de bolachas Oreo esmagadas com o recheio, manteiga sem sal derretida e café expresso em pó para a base. Para o recheio, precisa de amido de milho, cacau em pó, sal, café expresso em pó, natas, leite, açúcar, chocolate semi amargo cortado em pedaços, manteiga sem sal e extrato de baunilha. Para o chantilly, vai precisar de natas frias e de açúcar de confeiteiro, e ainda de raspas de chocolate para decorar.
Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite aqui a receita original.
Comece por fazer a base. Misture numa taça as bolachas Oreo esmagadas, a manteiga derretida e o café expresso em pó. Mexa bem até obter uma espécie de crumble. Transfira a massa que obteve para uma forma de tarte ou de bolo, pressionando-a contra o fundo e os lados da forma.
Leve a base ao congelador durante 30 minutos.
Enquanto isso, faça o recheio: misture numa taça média o amido de milho, o cacau em pó, o sal e o café expresso em pó. Junte as natas e bata bem até obter um creme homogéneo. Reserve.
Misture o leite, o açúcar e o chocolate numa panela pequena, em lume médio, e deixe cozinhar, mexendo sempre, até o chocolate derreter completamente.
Retire a panela do lume.
Junte a mistura do chocolate quente com a mistura do cacau em pó e mexa bem até obter um creme macio. Volte a colocar o creme na panela e deixe cozinhar, em lume médio alto, mexendo sempre, até começar a ferver. Deixe ao lume durante mais 1 a 2 minutos ou até engrossar o suficiente para colar nas costas de uma colher.
Retire a panela do lume e adicione a manteiga e a baunilha. Misture e disponha o recheio por cima da base na forma que preparou.
Tape com película aderente, pressionando bem, e leve ao congelador durante pelo menos 6 horas, no máximo 24 horas.
Antes de servir, faça o chantilly: bata as natas na batedeira na velocidade média baixa, acrescentando aos poucos o açúcar de confeiteiro.
Vá aumentando a velocidade até obter uma consistência de chantilly.
Mesmo antes de servir, espalhe o chantilly por cima da tarte e decore com raspas de chocolate.
É ou não é uma tentação irresistível?
Boas receitas,
Ela
receita e foto: baker by nature