esta tarte de ricotta e tomate é uma autêntica obra de arte

    Uma pessoa até tem pena de comer, tal é a pinta desta tarte de ricotta e tomate. Com um recheio de três queijos (ricotta, parmesão e queijo creme), esta receita do blog Foolproof Living é de chorar por mais. Além disso, é leve, fresca e incrivelmente deliciosa, e já está na nossa ementa para este fim de semana. Aliás, o meu querido Marido Mistério prometeu que fazia e eu, pelo sim pelo não, já comprei os ingredientes, para Ele não arranjar desculpas.

    Assim, para fazer esta obra de arte, precisa de farinha de amêndoa, farinha normal, uma pitada de sal, manteiga sem sal e água gelada para fazer a base da tarte. Depois, precisa ainda de ricotta, queijo creme, queijo parmesão, raspas e sumo de limão, para o recheio. Finalmente, precisa de comprar tomate cherry de várias cores, tomate heirloom, azeite, sal, pimenta preta moída, manjericão fresco, orégãos e pinhões (opcional porque estão pela hora da morte).

    Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Preparação

    Faça primeiro a base:

    Comece por misturar a farinha de amêndoa, a farinha normal e o sal numa taça grande. Corte a manteiga fria em pedaços diretamente para a mistura das farinhas com as suas mãos. A seguir, adicione 2 colheres de sopa de água fria e mexa com uma colher de pau. Depois, acrescente mais água até obter uma massa húmida. A ideia é que a massa fique consistente. Forme com a massa um disco com cerca de 10 cm, enrole-a em película aderente, tape bem e leve ao frigorífico durante 30 minutos a uma hora.

    Faça agora o recheio:

    Misture numa taça, com a ajuda de uma espátula de borracha, a ricotta, o queijo creme e o parmesão. A seguir, adicione as raspas e o sumo de limão. Depois, tempere com sal e pimenta preta moída.

    Entretanto, retire a massa da base do frigorífico. Se estiver muito fria, deixe assentar na bancada durante alguns minutos. Retire a película aderente e estenda a massa sobre a bancada polvilhada com farinha. Com a ajuda do rolo da massa, crie um círculo com cerca de 28 cm de diâmetro. A seguir, transfira a massa para uma forma de tarte com base amovível com cerca de 23 cm de diâmetro. Pressione a massa contra o fundo e os lados da forma com os seus dedos. Depois, retire o excesso de massa nas pontas e faça vários furos na base com um garfo. A seguir, guarde no congelador durante 15 minutos.

    Leve a base ao forno:

    Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 200º C.

    Retire a base do congelador e coloque por cima uma folha de papel vegetal. Encha com pesos de cozinha ou feijões secos para fazer peso e leve ao forno durante 15 minutos.

    Nessa altura, retire a base do forno e descarte os pesos e a folha de papel vegetal.

    Volte a colocar no forno durante mais 20 a 25 minutos até ficar dourada. Depois, deixe arrefecer durante 15 minutos antes de a rechear.

    Finalize a tarte:

    Entretanto corte os tomates em quartos e coloque-os numa taça juntamente com o azeite, o sal e a pimenta.

    Finalmente, retire a base da tarte da forma e transfira-a para o prato que vai servir. Espalhe por cima o recheio de ricotta e alise o topo com uma espátula ou as costas de uma colher.

    Disponha por cima o tomate e decore com o manjericão, os orégãos e os pinhões (se usar).

    No fim, tempere novamente com sal e pimenta.

     

    Uma ótima sexta-feira,

    Ela

     
    receita e foto: fooproof living

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *