estamos viciados nestas incríveis tartes com lemon curd e morangos

    São uma tentação irresistível. Estamos maravilhados com estas tartes com lemon curd e morangos. Além de levarem um recheio de iogurte e mel, têm uma cobertura de lemon curd e uns fresquíssimos morangos por cima. A receita é do blog Aberdeen´s Kitchen e é surpreendentemente fácil.

    Mas para isso, tem de separar os seguintes ingredientes: farinha, sal, açúcar, manteiga, extrato de baunilha e água gelada para a base. Depois, precisa de morangos fatiados, iogurte de baunilha, mel, ovos, açúcar e extrato de baunilha para o recheio. Finalmente, precisa também de ovos, sumo de limão, açúcar, raspas de dois limões, manteiga sem sal e uma pitada de sal grosso para o lemon curd.

    Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 tartes, espreite aqui a receita original.

    Preparação

    Faça o lemon curd

    Antes de mais, misture numa panela média, em lume brando, a manteiga, o açúcar, o sumo e as raspas de limão e o sal.

    A seguir, adicione os ovos, um de cada vez, batendo bem após cada adição.

    Depois, cozinhe em lume brando, durante cerca de 8 a 9 minutos, mexendo frequentemente, até engrossar ligeiramente. Retire do lume e deixe arrefecer completamente. Leve ao frigorífico até estar pronto para usar.

    Prepare a massa da tarte

    Pré-aqueça o forno a 190˚C.

    Depois, misture, numa tigela grande, a farinha, o açúcar e o sal.

    A seguir, adicione a manteiga e, usando um cortador de massa ou dois garfos, corte a manteiga na mistura até que os pedaços fiquem do tamanho de uma ervilha.

    Depois, verta o extrato de baunilha e a água fria. Mexa até que a massa fique com uma consistência homogénea.

    Entretanto, transfira a massa para uma superfície polvilhada com farinha (pode manter a massa na tigela desde que adicione farinha suficiente às suas mãos) e dobre a massa sobre si mesma até que a farinha esteja ligada (se estiver muito pegajosa, adicione mais farinha à superfície ou às mãos) e forme uma bola.

    Depois, divida a massa em quartos e achate-a em quatro discos, com cerca de 1,5 cm de espessura. Envolva a massa em película aderente e leve ao frigorífico durante 15 minutos a uma hora.

    Entretanto, retire a massa do frigorífico e estenda-a em círculos de 12 cm numa superfície levemente polvilhada com farinha e use-a para forrar quatro formas de tarte com cerca de 10 cm. Enrole as bordas para fora.

    A seguir, pique o fundo com um garfo. Forre as bases de massa com uma folha de papel vegetal e encha cada uma com feijões ou pesos de cozinha. Leve ao forno durante 10 minutos, depois retire o papel e os feijões ou os pesos. Finalmente, retire do forno e deixe arrefecer completamente.

    Monte agora as tartes

    Faça entretanto o recheio: bata os ovos, o açúcar e o extrato de baunilha e depois misture o iogurte com o mel.

    A seguir, coloque os morangos em cima da massa arrefecida e despeje o recheio sobre os morangos.

    Leve agora ao forno durante 30 a 35 minutos, até que a base esteja dourada e o recheio bem firme.

    Deixe arrefecer durante 5 minutos, regue com o lemon curd e sirva.

     

    Boas receitas,

    Ela

    receita e foto: aberdeen´s kitchen

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *