Depois do stress do furacão Leslie, estamos todos a precisar de uma delícia destas para acalmar os nervos. Esta tentação não tem açúcar e é ideal para trincar no fim do seu brunch. Como diria o meu querido Marido Mistério, é ótima para acamar. A receita é do blog Turntable Kitchen e é pura e simplesmente irresistível.
Vai precisar, para a base, de farinha de nozes (basicamente são as nozes trituradas, quase em pó), farinha de trigo integral e manteiga. Para o recheio, vai precisar de ricotta, raspas e sumo de lima, mel e extrato de baunilha. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para cerca de 5 tartes pequenas, espreite aqui a receita original.
Pré-aqueça o forno a 180º C e unte as suas formas para tarte.
Misture a farinha de nozes e a manteiga no liquidificador. Triture bem e depois junte a farinha. Bata novamente até obter uma massa macia e pegajosa. Pressione a massa com os dedos contra o fundo das formas de tarte e coloque-as no frigorífico durante pelo menos uma hora.
Transfira as bases de tarte para um tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno durante aproximadamente 25 minutos ou até ficarem douradas.
Deixe as bases arrefecer enquanto prepara o recheio: misture a ricotta, as raspas e o sumo de lima, o extrato de baunilha e o mel no liquidificador. Bata bem até obter um creme macio. Depois, com a ajuda de uma colher, encha as bases com o recheio. Decore-as com as raspas de lima e um fio de mel, e delicie-se.
Um ótimo domingo,
Ela
receita e foto: turntable kitchen