este arroz de frango é uma delícia e só suja uma frigideira

    É o famoso latino-americano “arroz con pollo”, ou seja, o velho e delicioso arroz de frango. Só que esta versão do blog Ambitious Kitchen tem um tempero incrivelmente original e é muito fácil e prática de se fazer. Por isso, é o jantar ideal para uma segunda-feira.

    Para isso, precisamos de comprar azeite e coxas de frango sem pele nem osso. Para o tempero adobo, precisamos de cominhos, paprika, piripíri, pimenta caiena, cebola e alho em pó, coentros, sal e pimenta preta moída. Depois, precisamos ainda de alho picado, pimento verde picado, cebola branca picada, coentros frescos picados, coentros moídos, mais cominhos, curcuma, alho em pó, orégãos, sal, pimenta preta, molho de tomate, água, arroz basmati, ervilhas e azeitonas sem caroço (mas estas últimas são opcionais).

    Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Preparação

    Antes de mais, coloque o frango numa taça grande. A seguir, adicione uma colher de sopa de azeite e o tempero adobo: os cominhos, a paprika, o piripíri, a pimenta caiena, a cebola e o alho em pó, os coentros, o sal e a pimenta. Envolva bem o frango nesta mistura com as suas mãos, tape e deixe a marinar durante 30 minutos. Se quiser, pode começar logo a cozinhar mas fica mais saboroso se deixar a marinar.

    Depois, aqueça a outra colher de sopa de azeite numa frigideira grande em lume médio alto. Quando o azeite começar a ferver, adicione as coxas de frango e tempere com mais sal e pimenta. Deixe cozinhar durante 4 a 5 minutos de cada lado. A seguir, retire o frango da frigideira e transfira para um prato.

    Entretanto, junte na mesma frigideira o alho, o pimento verde picado, a cebola e os coentros. Deixe saltear durante 2 a 3 minutos e, depois, acrescente os cominhos, a curcuma, os coentros moídos, o alho em pó, os orégãos, o sal e a pimenta e deixe cozinhar durante 30 segundos. Nessa altura, adicione o molho de tomate e a água, e mexa.

    Deixe ferver em lume brando e a seguir adicione o arroz, as ervilhas e as azeitonas, se usar. Distribua bem na frigideira. A seguir, volte a colocar o frango por cima do arroz e das ervilhas.

    Depois, reduza para lume brando, tape a frigideira e deixe cozinhar durante 20 a 25 minutos. Por essa altura, já o líquido terá sido absorvido pelo arroz que já terá cozinhado entretanto.

    Sirva logo, decorado com coentros frescos e umas gotas de sumo de lima.

     

    Uma ótima semana,

    Ela

     

    receita e foto: ambitious kitchen

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *