Não, não enlouqueci! Não parece mas este bolo de banana está mesmo de cabeça para baixo! Ou seja, primeiro faz-se o topo, depois o recheio e no final vira-se ao contrário. É tão simples quanto isto.
Aliás, a receita é da genial Donna Hay e estou doida para me deliciar com esta maravilha já hoje ao pequeno-almoço. Pelo sim pelo não, já fui comprar os ingredientes para ser mais fácil convencer o meu querido Marido Mistério a fazer esta tentação ainda hoje.
Só precisamos de manteiga sem sal, açúcar mascavado, 4 bananas descascadas e cortadas às rodelas, 4 ovos, açúcar, extrato de baunilha, farinha de amêndoa, fermento, farinha normal e mais manteiga sem sal derretida.
Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 a 10 pessoas, espreite aqui a receita original.
Preparação
Antes de mais, pré-aqueça o forno a 160º C e derreta a manteiga e o açúcar mascavado numa panela pequena em lume brando, mexendo até a manteiga derreter completamente. Nessa altura, aumente o lume para o máximo, deixe ferver e depois deixe cozinhar durante mais 1 minuto.
A seguir, transfira esta mistura caramelizada para uma forma de bolo untada, com cerca de 22 cm de diâmetro.
Depois, disponha por cima as rodelas de banana, sobrepondo-as ligeiramente, e reserve.
Entretanto, coloque os ovos, o açúcar e o extrato de baunilha na taça de uma batedeira e bata durante 8 a 10 minutos até a mistura triplicar de volume. Nessa altura, adicione a farinha de amêndoa, o fermento e a farinha normal à mistura dos ovos e envolva bem. A seguir, adicione a manteiga derretida.
Depois, transfira a massa para a forma onde dispôs as bananas e leve ao forno durante uma hora ou até conseguir retirar um palito limpo do interior do bolo.
Deixe assentar durante 5 minutos antes de virar o bolo ao contrário para um prato e sirva!
Boas receitas,
Ela