este bolo de café é delicioso e faz-me lembrar a minha avó

    O café sempre fez parte da minha vida, talvez por isso ainda hoje beba quatro ou cinco por dia. As minhas duas avós adoravam café. Uma fazia do café um ritual porque só bebia café de balão. A ideia que eu tinha era que naquela casa o tempo parava porque havia tempo para tudo. Hoje em dia, beber café de balão ao almoço parece-me uma excentricidade. A minha outra avó era viciada no seu Nescafé, que bebia quente ou frio, e nesse caso chamava-lhe mazagran, porque lhe juntava gelo e limão. Eu confesso que não era grande fã, eu gosto de café quente, mas sempre associei o café instantâneo à minha avó. Por isso, quando descobri este bolo de café, no blog Every Little Crumb, pedi logo ao meu querido Marido Mistério para fazer, porque além de adorar bolos, também adoro café e, só de olhar para esta receita, já estou com água na boca. Ainda por cima, este bolo de café é facílimo de fazer, porque fica pronto em 10 minutos. De resto, é o tempo que fica no frigorífico a arrefecer.

    Assim, para fazer esta maravilha, precisamos de ter em casa duas colheres de sopa de café instantâneo dissolvidas em 240 ml da água a ferver, natas, leite condensado, extrato de baunilha (opcional), caramelo em pó, bolachas graham crackers ou digestivas e cacau em pó para o topping.

    Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Preparação

    Antes de mais, junte as natas, o leite condensado, a baunilha e o caramelo em pó numa taça e bata com a batedeira até obter um creme com a consistência de chantilly. A seguir, reserve.

    Entretanto, mergulhe as bolachas no café até ficarem ensopadas mas cuidado para não as partir. Depois, disponha a bolachas embebidas pelo café no fundo de um pirex ou de uma travessa e espalhe por cima metade da mistura das natas com o leite condensado.

    A seguir, coloque uma nova camada de bolachas embebidas em café e termine com o resto da mistura das natas com o leite condensado.

    Decore com o cacau em pó e leve ao frigorífico durante pelo menos 3 horas.

    Se só comer este bolo de café no dia seguinte, ainda sabe melhor!

     

    Boas receitas,

    Ela

     

    receita e foto: every little crumb

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *