Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

este bolo de chocolate com crème fraîche do jamie oliver não tem glúten e é uma delícia

06.02.21

Crocante por cima, molhadinho por dentro, este bolo é um vício para quem adora chocolate.  A ideia é servir esta maravilha numa caneca, assim pelo menos não caio na tentação de repetir. Sabe aquela vozinha que ecoa na sua cabeça: “Só mais uma fatia, só mais uma, qual é o problema?” O problema é que já não caibo nas calças, é esse o problema. Por isso, este fim de semana, o meu querido Marido Mistério vai fazer esta receita do Jamie Oliver mas eu juro que só “tomo” uma caneca.

Só precisa de chocolate preto de boa qualidade (70%), manteiga sem sal, açúcar mascavado e ovos para o bolo propriamente dito. Para os toppings, precisa de clementinas e de açúcar mascavado para o molho, e de crème fraîche.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 12 pessoas, espreite aqui a receita original.

51137621.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 160º C.

Derreta o chocolate em banho-maria juntamente com a manteiga e uma pitada de sal. Vá mexendo de vez em quando até obter um creme macio. Retire do lume e deixe arrefecer durante 15 minutos.

Numa taça à parte, bata os ovos com o açúcar até ficar com uma consistência espessa e macia. Junte a mistura do chocolate aos ovos, mexendo sempre até obter uma massa homogénea.

Divida a massa por 12 chávenas ou ramequins que possam ir ao forno e disponha-os num tabuleiro alto e grande. Despeje água a ferver no tabuleiro de forma a que o nível da água chegue a meio das chávenas ou dos ramequins.

Leve ao forno durante 25 minutos.

Depois retire as chávenas do tabuleiro e deixe-as assentar durante pelo menos 15 minutos antes de servir.

Enquanto isso faça o molho: esprema o sumo das clementinas através de um passador para uma panela pequena. Adicione o açúcar e deixe ferver. A seguir, reduza para lume brando e deixe apurar durante 15 minutos ou até começar a engrossar e ficar colado às costas de uma colher.

Retire do lume e deixe arrefecer à temperatura ambiente.

Prove os bolos também à temperatura ambiente. Sirva com uma colher de crème fraîche e com o molho de clementina.

 

Um ótimo fim de semana,

Ela

 

receita e foto: jamie oliver