este bolo de chocolate é tudo o que precisamos neste fim de semana

    É fácil, tem este aspeto delicioso e é muito macio. Esta é a receita clássica do bolo de chocolate que nunca falha. E só precisa de 20 minutos para preparar, porque de resto é só o tempo que vai ao forno. Além disso, é tudo o que precisamos neste fim de semana de tempo estranho em que parece que a chuva e o sol entraram numa guerra louca pela conquista do céu.

    Quem já conquistou definitivamente o meu estômago foi esta receita deliciosa do blog Pardon Your French. Por isso, pedi ao meu querido Marido Mistério para fazer este bolo de chocolate já este fim de semana.

    Mas para não dizerem que escravizo o meu dileto esposo, fui comprar os ingredientes: chocolate preto com 70% de cacau (partido em pedaços), manteiga sem sal, açúcar, seis ovos grandes (com as gemas e as claras separadas), amido de milho, sal e mais manteiga e farinha ou cacau em pó para untar a forma.

    Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 a 10 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Preparação

    Antes de mais pré-aqueça o forno a 180º C e coloque a prateleira que vai usar no centro do forno. Depois unte uma forma de bolo com 20 a 23 cm de diâmetro com manteiga e farinha ou cacau em pó. A seguir, reserve.

    Entretanto, derreta o chocolate juntamente com a manteiga em banho-maria. Quando tiver derretido completamente, ponha de lado para arrefecer durante 10 a 15 minutos.

    Enquanto isso, bata 100 g de açúcar com as gemas de ovo até obter um creme pálido e espumoso. Depois, à medida que vai batendo, vá despejando a mistura do chocolate com a manteiga. A seguir, espalhe por cima o amido de milho e misture novamente.

    Entretanto, noutra taça à parte, bata as claras em castelo juntamente com o sal. Depois, adicione gradualmente o resto do açúcar (100 g) continuando a bater sempre. A seguir, com a ajuda de uma espátula, envolva ¼ das claras em castelo na mistura de chocolate. Depois, vá adicionando as claras aos poucos envolvendo-as na mistura com cuidado.

    Agora, transfira a massa para a forma que preparou.

    Leve ao forno durante 25 a 30 minutos até o bolo ficar fofinho. A ideia é que o bolo fique mal cozido no meio e firme nas pontas.

    Retire-o do forno e deixe arrefecer durante 15 minutos antes de desenformar o bolo.

    Delicie-se com o bolo ainda quente porque fica com uma consistência muito mais macia quase a derreter.

     

    Um ótimo fim de semana,

    Ela

     

    receita e foto: pardon your french

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *