Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

este bolo de chocolate não tem farinha mas tem um incrível molho de caramelo salgado

21.12.20

Esta semana vai ter de ser assim. Todas as receitas são para a desgraça. Já se sabe que nesta época ninguém faz dieta. Seria um crime. Temos o ano inteiro para viver em privação, não vai ser nesta altura que vamos passar fome. Lá para janeiro voltamos a fechar a boca. Desde que descobri esta receita de bolo de chocolate com molho de caramelo salgado no blog Tartelette que ando a sonhar com o dia em que o meu querido Marido Mistério se digne a prepará-la para toda a família. E não passa desta semana.

É deliciosa e imperdível.

Só precisa de ter em casa manteiga sem sal, chocolate semi-amargo, canela e cardamomo em pó, pimenta preta moída, extrato de baunilha, ovos e açúcar.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 pessoas, espreite aqui a receita original.

16542079033_e11a9a6634_o.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 135º C e coloque a prateleira que vai usar a meio do forno.

Espalhe spray de cozinha ou pincele com azeite o fundo e os lados de uma forma de tarte ou de bolo. Reserve.

Derreta a manteiga e o chocolate em banho-maria, mexendo sempre. Se preferir, pode derreter no micro-ondas fazendo intervalos a cada 30 segundos para mexer.

Deixe arrefecer ligeiramente e, depois, junte a canela, o cardamomo, a pimenta preta e o extrato de baunilha. A seguir, adicione as gemas de ovo.

Bata as claras em castelo. Acrescente lentamente o açúcar e continue a bater. Envolva ¼ das claras em castelo na mistura de chocolate. Mexa e depois acrescente o resto das claras em castelo em duas ou três vezes.

Transfira a massa para a forma que preparou e alise o topo com uma espátula.

Leve ao forno durante 45 minutos ou até conseguir retirar um palito limpo do centro do bolo.

Deixe arrefecer completamente. Retire da forma e sirva com um molho de caramelo salgado.

Para fazer o molho de caramelo salgado, precisa de açúcar, água, manteiga com sal e natas. Espreite aqui as quantidades certas.

Comece por misturar o açúcar e a água numa panela em lume brando. Deixe cozinhar até o açúcar dissolver totalmente. Junte a manteiga. Deixe ferver até ficar com um tom dourado, de caramelo. Retire do lume e junte as natas. Misture e volte a colocar ao lume. Deixe ferver em lume brando e, depois, deixe apurar durante mais 10 minutos.

 

Um Feliz Natal,

Ela

 

receita e foto: tartelette