este bolo de chocolate sem farinha é tão fácil quanto delicioso

    Eu sei que se fizer uma pesquisa de bolos de chocolate no nosso blog vai encontrar mais de 450 resultados. É de loucos, mas infelizmente é o nosso maior vício. Além do queijo, do vinho, do presunto, dos cheesecakes, enfim, pensando bem, temos vários vícios.

    Mas esta receita do blog The Yellow Butterfly é irresistível demais para passar despercebida por essa blogosfera fora.

    Para fazer esta tentação de Cristo, precisa de ter em casa pepitas de chocolate semi doces, manteiga, ovos grandes (com gemas e as claras separadas), açúcar, extrato de baunilha, café expresso em pó, canela em pó, uma pitada de sal e cacau em pó para decorar.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, espreite aqui a receita original.

     

     

    Pré-aqueça o forno a 150º C.

    Unte os lados e o fundo de uma forma de bolo com cerca de 20 ou 22 cm de diâmetro. Forre o fundo com uma folha de papel vegetal.

    Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria, e vá misturando com uma colher de pau ou com uma espátula de silicone até o chocolate derreter completamente.

    Retire do lume e deixe a mistura do chocolate arrefecer.

    Enquanto isso, bata as claras em castelo, durante cerca de 2 minutos, na potência média ou máxima, dependendo da sua batedeira. Adicione lentamente o açúcar enquanto continua a bater (1 colher de sopa de cada vez) durante mais 1 minuto, até o açúcar ficar bem misturado e as claras com a consistência de uma nuvem. Reserve.

    Entretanto, junte à mistura de chocolate arrefecida as gemas dos ovos, o extrato de baunilha, o café, a canela e o sal. Misture tudo.

    Adicione 1/3 das claras à mistura do chocolate e mexa com cuidado. Junte o resto das claras e envolva-as na mistura de forma a não deixar as claras desinsuflarem.

    Transfira a massa do bolo para a forma que preparou e leve ao forno durante 45 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer completamente antes de o retirar da forma.

    Desenforme o bolo com a ajuda de uma espátula, retirando o papel vegetal. Se preferir vire o bolo ao contrário com a ajuda de um prato. Depois vire-o novamente e coloque no prato que vai servir.

    Decore com cacau em pó e delicie-se!

     

    Boas receitas,

    Ela

     

    receita e foto: the yellow butterfly

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *