este bolo é de nutella mas é vegan, não tem glúten nem açúcar

    Já foi votar? Não se esqueça! Além de ser um ótimo pretexto para sair de casa, é um direito e um dever que não podemos desperdiçar, sobretudo nestes tempos tão difíceis que vivemos. E enquanto esperamos para saber o resultado das eleições nada melhor do que ir para a cozinha. Fazer o quê? Bolos, pois claro! E já agora deliciosos como este, que descobri no blog Rainbow Plant Life, que apesar de ter este aspeto não tem glúten, nem açúcar, nem lactose e ainda é vegan.

    Só precisa de ter em casa avelãs cruas, farinha de amêndoa, cacau em pó, tâmaras sem caroço, sal, extrato de baunilha e pepitas de cacau para o bolo propriamente dito. Para a cobertura de chocolate, precisa de um abacate maduro, cacau em pó, xarope de ácer e uma generosa pitada de sal. Para decorar, separe uma boa quantidade de flor de sal.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 16 fatias, espreite aqui a receita original.

    3_Nutellaloafcake-macro-basket281of129.jpg

     

    Comece por fazer o bolo: pré-aqueça o forno a 175º C.

    Coloque as avelãs num tabuleiro próprio para ir ao forno e espalhe-as numa única camada. Leve ao forno durante 10 a 15 minutos ou até ficarem ligeiramente acastanhadas. Retire-as do forno e deixe-as arrefecer.

    Enquanto as avelãs estão a tostar no forno, forre uma forma retangular com papel vegetal, deixando as pontas de fora da forma. Também pode usar uma forma redonda, se não tiver uma retangular.

    Coloque as avelãs num pano de cozinha limpo e embrulhe-as. Esfregue-as na bancada para retirar as peles.

    Transfira as avelãs para o liquidificador e triture-as até obter uma espécie de farinha. Mas não triture demasiado, senão transforma-se em manteiga de avelã. Junte a farinha de amêndoa, as tâmaras, o cacau em pó, o sal e o extrato de baunilha e misture bem até obter uma massa pegajosa. Adicione as pepitas de cacau.

    Transfira a massa do bolo para a forma que preparou e alise o topo e os lados com a ajuda de uma espátula de borracha.

    Congele durante 30 minutos ou guarde no frigorífico durante 1 a 2 horas.

    Antes de servir o bolo, faça a cobertura: coloque o abacate, o cacau em pó, o xarope de ácer e o sal no liquidificador e misture bem até obter um creme macio.

    Espalhe a cobertura por cima do bolo e decore com uma generosa quantidade de flor de sal.

     

    Um ótimo domingo,

    Ela

     

    receita e foto: rainbow plant life

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *