Sou fã de carpaccio e ainda mais fã de sashimi de salmão. Adoro salmão cru. Nunca enjoo. Ainda por cima, este carpaccio de salmão não engorda. Por isso, costumo comprar muitas vezes salmão para o meu querido Marido Mistério brincar aos chefs japoneses. Mas a verdade é que estas receitas parecem muito requintadas e difíceis de fazer e, afinal, são bem mais fáceis do que imagina. O segredo está em comprar um lombo de salmão fresco na peixaria e ter em casa uma boa faca. O resto é canja. De tal forma que até eu já domino toda a arte de fazer carpaccio de salmão, tártaro de salmão e até salmão braseado. É a vantagem de ser a ajudante de cozinha de um grande chef.
Nota-se que estou a dar graxa ao meu querido Marido Mistério? É que Ele nunca me empresta a faca de cozinha dele, não sei porquê. Deve ter medo que eu cometa algum homicídio involuntário. Por isso, vai ter de ser Ele mais uma vez a fazer esta receita espetacular e saudável que descobri no blog Serving Dumplings.
São umas deliciosas fatias de salmão fresco com um molho de soja e sésamo que vão impressionar os seus convidados do seu próximo jantar. Vai ver que eles vão achar que tem um chef escondido na cozinha. Ainda por cima, esta maravilha fica pronta em 10 minutos.
Para isso, precisa de comprar um bom lombo de salmão, uma chalota fatiada, meia lima, sal, pimenta preta moída e coentros picados. Depois, vai precisar também de um dente de alho picado, gengibre ralado, azeite, óleo de sementes de sésamo tostadas, molho de soja, molho mirin e sriracha para o molho.
Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.
Preparação
Antes de mais faça o molho de soja e sésamo: misture todos os ingredientes do molho numa taça e reserve.
Entretanto, corte o salmão em fatias fininhas.
A seguir, disponha as fatias de salmão numa travessa ou num prato e coloque por cima a chalota fatiada. Depois, espalhe o molho de soja e sésamo por cima e, a seguir, espalhe o sumo da meia lima.
Finalize, temperando com sal, pimenta preta e coentros.
Não é facílimo? Como vê, não precisa de ir a um restaurante para se deliciar com esta maravilha.
Boas receitas,
Ela