Eu diria que é um ótimo pequeno-almoço e uma sobremesa saudável, por isso, se fizer este crumble de frutos vermelhos ainda hoje, pode servir ao jantar como sobremesa e amanhã já tem o seu pequeno-almoço pronto. Na verdade só precisa de acrescentar um iogurte grego quando servir.
Aliás, esta receita do blog Our Nourishing Table é vegan e saudável, porque só utiliza ingredientes integrais: por cima leva um crumble feito à base de amêndoas e aveia, por baixo uns suculentos frutos vermelhos tostados no forno. Já está com água na boca?
Então vamos para a cozinha!
Mas antes, temos de comprar frutos vermelhos frescos ou congelados, farinha de tapioca, flocos de aveia, amêndoas laminadas, farinha de arroz, xarope de ácer, óleo de macadâmia e extrato de baunilha.
Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.
Preparação
Antes de mais, pré-aqueça o forno a 180º C.
Entretanto, misture numa taça média os flocos de aveia, as amêndoas laminadas e a farinha de arroz.
A seguir, junte numa taça mais pequena, à parte, o óleo de macadâmia, o extrato de baunilha e o xarope de ácer. Depois, misture bem.
Agora, transfira os ingredientes líquidos para a taça onde misturou os ingredientes secos e mexa.
Enquanto isso, junte os frutos vermelhos numa taça grande e espalhe por cima a farinha de tapioca. Misture bem até os frutos vermelhos ficarem revestidos com a farinha de tapioca.
Transfira agora os frutos vermelhos para um pirex ou para uma travessa própria para ir ao forno e espalhe por cima a mistura de aveia e amêndoa.
Leve ao forno (na prateleira mais baixa) durante cerca de 50 minutos ou até o crumble ficar crocante e acastanhado.
Sirva ainda quente, acompanhado com iogurte grego natural.
Boas receitas,
Ela