Pequenos detalhes que são música para os meus ouvidos. Se não tem farinha nem açúcar, esta receita do blog Foolproof Living é saudável, logo não engorda. São mantras como este e que regem a minha vida, mais concretamente a minha alimentação, que me fazem manter uma guerra fria, às vezes impiedosa, com a minha balança. Mas paciência. Quando a receita é boa, valores mais altos se levantam.
E esta é divinal. Só precisa de ter em casa óleo de coco, maçãs cortadas em pequenos cubos, amido de milho, canela em pó, noz-moscada, xarope de ácer e sumo de limão para a base. Para o crumble propriamente dito, precisa de aveia, farinha de amêndoa, quinoa cozinhada, nozes pecan picadas, canela em pó, sal, óleo de coco e xarope de ácer.
Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.
Pré-aqueça o forno a 180º C.
Unte uma travessa ou um pirex próprio para ir ao forno com o óleo de coco e reserve.
Comece por fazer a base de maçã: misture as maçãs, o amido de milho, a canela em pó e a noz-moscada numa taça. Espalhe por cima o xarope de ácer e o sumo de limão. Mexa ligeiramente e transfira para a travessa que preparou. Espalhe a base numa única camada e reserve.
Faça agora o crumble: misture numa taça a aveia, a farinha de amêndoa, a quinoa, as nozes pecan, a canela e o sal. Espalhe por cima o óleo de coco derretido e o xarope de ácer. Mexa bem de forma a revestir a aveia com o resto dos ingredientes.
Espalhe o crumble por cima da base de maçã e leve a travessa ao forno durante 35 a 40 minutos, ou até o crumble ficar com um tom dourado.
Sirva com mais xarope de ácer ou uma colher de iogurte grego ou de crème fraîche a acompanhar.
Boas receitas,
Ela
receita e foto: foolpfroof living