este crumble de maçã não tem glúten nem açúcar e pode ser um pequeno-almoço ou uma sobremesa

    Se servir com um iogurte é um ótimo pequeno-almoço, se servir com uma bola de gelado é uma sobremesa ainda mais espetacular. Esta receita do blog Flora & Vino é saudável e não leva nem glúten nem açúcar. São só boas notícias!

    Para fazer esta delícia precisa de ter em casa maçãs sem caroço cortadas às rodelas, xarope de ácer, canela, proteína de baunilha em pó, meio limão espremido e água filtrada para o recheio. Para o crumble, precisa de flocos de aveia, amêndoas, tâmaras sem caroço e manteiga de amêndoa. Para servir, reserve iogurte ou gelado, dependendo da ocasião.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 a 12 pessoas, espreite aqui a receita original.  

     

     

    Pré-aqueça o forno a 180º C e separe uma travessa grande que possa ir ao forno.

    Junte as maçãs, o xarope de ácer, a canela, a proteína de baunilha em pó e o limão numa taça grande e misture tudo.

    Espalhe a mistura das maçãs no fundo da travessa numa única camada e cubra com a água filtrada. Leve ao forno durante 25 a 30 minutos ou até as maçãs ficarem macias.

    Enquanto isso, prepare o crumble: junte os flocos de aveia, as amêndoas e as tâmaras no liquidificador e triture bem até obter uma espécie de farinha. Transfira para uma taça e adicione a manteiga de amêndoa. Misture tudo muito bem até obter uma massa homogénea e pegajosa. Adicione mais manteiga de amêndoa se ficar demasiado espessa.

    Retire o recheio de maçãs do forno e espalhe a mistura da aveia com as amêndoas por cima das maçãs até cobrir totalmente o recheio.

    Leve novamente ao forno durante mais 20 a 30 minutos até o crumble ficar dourado e as maçãs macias e suculentas.

    Retire a travessa do forno, deixe arrefecer ligeiramente e sirva ainda quente como preferir: ao pequeno-almoço com iogurte ou como sobremesa com uma bola de gelado.

     

    Um ótimo fim de semana,

    Ela

     

    receita e foto: flora & vino

    One thought on “este crumble de maçã não tem glúten nem açúcar e pode ser um pequeno-almoço ou uma sobremesa

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *