Esta receita de crumble de maçã é servida em doses individuais e é muito fácil de fazer. Aliás, se optar por servir com uma bola de gelado e caramelo salgado, é claramente uma sobremesa, se servir o crumble de maçã simples (como eu gosto mais), é seguramente um pequeno-almoço. Mas independentemente do que for, esta receita do blog Sally’s Baking Addiction é deliciosa e ótima para este tempo de outono.
Para isso, precisa de ter em casa manteiga sem sal (derretida), 3 maçãs cortadas em pequenos cubos, açúcar mascavado, canela em pó e noz-moscada em pó para a camada de maçãs. Depois, precisa também de mais açúcar mascavado, farinha, canela em pó, sal e mais manteiga sem sal (derretida e arrefecida) para o crumble.
Se quiser servir como sobremesa, reserve também gelado de baunilha ou de natas e caramelo salgado.
Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.

Preparação
Antes de mais, pré-aqueça o forno a 180º C e disponha 6 ramequins num tabuleiro de forno.
A seguir, prepare a camada de maçã: primeiro pincele uma colher de sopa de manteiga derretida nos ramequins para os untar. Depois, junte numa taça grande as maçãs, o açúcar mascavado, a canela e a noz-moscada. Misture bem e, a seguir, divida as maçãs pelos ramequins.
Entretanto, faça o crumble: com a ajuda de um garfo, misture numa taça média o açúcar mascavado, a farinha, a canela e o sal. Depois, adicione a manteiga derretida, misture novamente mas não mexa demasiado porque a ideia é deixar pedaços de crumble grandes.
A seguir, espalhe por cima da camada de maçãs, pressionando ligeiramente as maçãs se for preciso.
Leve ao forno durante 32 a 36 minutos até o topping ficar ligeiramente tostado e as maçãs macias.
Retire do forno e sirva os crumbles de maçã quentes.
Se preferir servir como sobremesa, acompanhe com uma bola de gelado e caramelo salgado.
Boas receitas,
Ela
receita e foto: sally’s baking addiction
Se quiser ler mais receitas com crumble de maçã, espreite a galeria em baixo:
