Ok, eu sei que não é muito light mas, para compensar, como uma sopinha ao jantar. Ou talvez não, porque o alucinado do meu querido Marido Mistério encomendou mais queijos e vinhos na nossa loja online e já se está a preparar para fazer um jantar de “wine and cheese” à frente da televisão. Um hábito que adoramos mas que é um atentado a qualquer dieta porque, como estamos distraídos, vamos petiscando e comemos (e bebemos) sempre demais, sem darmos por isso.
Mas um problema de cada vez: primeiro o almoço. Esta receita da incontornável Martha Stewart é uma tentação e é ideal para fazer enquanto está em teletrabalho porque pode ir controlando o forno.
Só precisa de ter em casa manteiga sem sal, farinha, leite quente, queijo de cabra esmagado, noz-moscada, sal, pimenta preta moída e ovos.
Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.
Pré-aqueça o forno a 190º C.
Unte quatro ramequins individuais com manteiga. Espalhe farinha por cima e retire o excesso.
Entretanto, derreta o resto da manteiga numa panela em lume médio, espalhe farinha por cima e deixe cozinhar, mexendo sempre, durante 1 a 1 minuto e meio. Junte o leite, o queijo, a noz-moscada, tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar, mexendo sempre, até engrossar, durante cerca de 3 minutos. Retire do lume e adicione as gemas.
Bata as claras em castelo e, com cuidado, envolva a mistura do queijo nas claras. Divida a massa pelos quatro ramequins, deixando uma margem com cerca de 2,5 cm de altura, para deixar o soufflé crescer.
Coloque os ramequins num tabuleiro e leve ao forno durante 12 a 15 minutos, até insuflarem e ficaram com um tom dourado. Sirva logo.
Boas receitas,
Ela
receita e foto: martha stewart