Melhor do que um bolo de limão, só um creme de limão. Aquela consistência aveludada tipo leite condensado combinada com o toque ácido do limão é como o José Castelo Branco combinado com um casaco de peles: enche qualquer sala. E depois temos aquele detalhe que é capaz de virar a nossa vida: não precisa de cozinhar. Nem sequer de acender o fogão.
O segredo do site The Kitchn é utilizar um liquidificador de alta velocidade. O calor produzido pelo liquidificador a bater os ingredientes durante cinco minutos é o essencial para cozinhar este lemon curd a baixa temperatura. E deixar esta consistência lisinha e macia que é única.
De ingredientes, só vai precisar de uma colher de sopa de raspas de limão fininhas, o sumo espremido de três a quatro limões, 5 ovos, açúcar, flor de sal e manteiga sem sal dividida em oito cubos. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.
Ponto importante: vai mesmo precisar de um liquidificador de alta velocidade. Se usar um normal, não vai produzir o calor necessário. Depois só precisa de juntar as raspas e o sumo de limão com o açúcar, os ovos e a flor de sal. Ligue na velocidade máxima e bata durante cinco minutos.
Reduza a velocidade para o médio, retire a abertura da tampa e adicione a manteiga, um cubo de cada vez, enquanto continua a bater. Assim que tiver juntado toda a manteiga, deixe bater durante mais 30 segundos e já está.
A consistência vai ficar macia e cremosa. Coloque dentro de um frasco e deixe arrefecer em cima do balcão de cozinha.
Experimente espalhar este creme de limão por cima de umas panquecas de banana ou de um bolo seco e vai ver a delícia que não é.
Um óptimo creme para si onde quer que o limão esteja,
Ele
receita e foto: the kitchn