este é o melhor bolo de chocolate do ano

    Aí está o nosso prémio Personalidade do Ano 2018. Não fala, não respira, mas está carregada de personalidade. 

    Ao longo do último ano, passámos grande parte dos nossos dias nessa dolorosa tarefa que é provar bolos de chocolate. Fomos a restaurantes, a cafés, a hotéis, a pastelarias, a quiosques, a lojas… com um único objectivo: descobrir o melhor bolo de chocolate do ano. Aquele que é mais saboroso, que tem a consistência mais macia e que nos consegue surpreender a cada dentada.

    Só utilizámos dois critérios de selecção: tinham de ser bolos feitos essencialmente à base de cacau e que estivessem à venda ao público.

    Pois bem, depois de muito mastigar, a nossa Personalidade de Chocolate 2018 é…

    20181229_195601 2.jpeg

     

    …o brownie de chocolate e avelãs da loja Bettina & Niccòlo Corallo, em Lisboa. 

    A Corallo é uma pequena loja de chocolate e café no Príncipe Real. Explorada pela ex-mulher e pelo filho de Claudio Corallo, o italiano que produz o melhor cacau do mundo, em São Tomé e Príncipe, a Bettina & Niccòlo Corallo vai buscar o cacau a vários fornecedores criteriosamente escolhidos em diferentes países para fabricar o seu próprio chocolate.

    E apesar de poder encontrar aqui diferentes tipos de cacau, para lá do Corallo, de São Tomé, tudo é delicioso, subtil e delicado. O fabuloso brownie de chocolate e avelãs é feito com 70% de cacau e com umas incríveis avelãs vindas de Itália.

    20181229_195351 2.jpeg

    A consistência não tem nada a ver com a de um bolo tradicional ou com a de um brownie cremoso. Parece uma densa pasta de cacau quase como se fosse uma daquelas mousses de chocolate à antiga, que se agarram à taça mesmo quando a viramos ao contrário. Mistura a densidade de uma tablete de chocolate com a cremosidade de uma mousse. E derrete calmamente na boca se a saborear com tempo.

    Depois vem o sabor. Com este brownie, está a provar chocolate a sério. Daqueles chocolates que conseguem ser amargos e doces ao mesmo tempo, daqueles chocolates que deixam o sabor durante horas na boca. O açúcar sente-se de forma ultra-discreta e serve apenas para tornar a experiência mais agradável. E consegue não retirar nem um grama do sabor original do chocolate.

    Finalmente, as avelãs. Saborosas e crocantes, elas dão um toque mais adocicado ao brownie, além de surpreenderem cada vez que trincamos um pequeno pedaço de avelã tostada no meio daquela imensidão de chocolate macio.

    20181229_195647 2.jpeg

    Esta pequena maravilha custa 3 euros por fatia na loja Bettina & Niccòlo Corallo, na Rua da Escola Politécnica, em Lisboa. E não é um bolo para se alambazar até rebentar. O ideal é comprar, levar para casa e ir comendo várias fatias, pedaço a pedaço, tranquilamente, ao longo do dia. Se quiser comer o bolo na própria loja, não conte com muito espaço. A loja é mínima, mas tem algumas mesas. Vantagem: pode acompanhar o brownie com um café caseiro cuja torrefacção é feita ali mesmo.

    Para complementar, também pode provar os vários tipos de barras de chocolate que estão à venda na loja. Ou optar por um chocolate quente. Mas eu cá continuo viciado nos brownies de chocolate e avelãs.

     

    Um óptimo 2019 para si onde quer que o chocolate esteja,

    Ele

     

    fotos: casal mistério

     

    _______________________________

    Borwnies de chocolate e avelã

    Bettina & Niccòlo Corallo

    Rua da Escola Politécnica 4, Lisboa

    De segunda a sábado, das 10h às 20h

    T: 21 386 2158

     

    Um comentário em “este é o melhor bolo de chocolate do ano

    1. O Corallo está na minha lista de “sítios a ir” desde o início do ano e nunca consigo lá ir, mesmo passando muitas vezes por lá. Imagino que não vá ficar mais fácil lá ir, com este destaque, mas é bom receber este “sinal” de que vale a pena mantê-lo na lista. Aproveito para vos desejar um 2019 feliz em encontros, projetos e.. brownies 😉

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *