Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

este é o melhor bolo de chocolate do ano

Aí está o nosso prémio Personalidade do Ano 2018. Não fala, não respira, mas está carregada de personalidade. 

Ao longo do último ano, passámos grande parte dos nossos dias nessa dolorosa tarefa que é provar bolos de chocolate. Fomos a restaurantes, a cafés, a hotéis, a pastelarias, a quiosques, a lojas... com um único objectivo: descobrir o melhor bolo de chocolate do ano. Aquele que é mais saboroso, que tem a consistência mais macia e que nos consegue surpreender a cada dentada.

Só utilizámos dois critérios de selecção: tinham de ser bolos feitos essencialmente à base de cacau e que estivessem à venda ao público.

Pois bem, depois de muito mastigar, a nossa Personalidade de Chocolate 2018 é...

20181229_195601 2.jpeg

 

...o brownie de chocolate e avelãs da loja Bettina & Niccòlo Corallo, em Lisboa. 

A Corallo é uma pequena loja de chocolate e café no Príncipe Real. Explorada pela ex-mulher e pelo filho de Claudio Corallo, o italiano que produz o melhor cacau do mundo, em São Tomé e Príncipe, a Bettina & Niccòlo Corallo vai buscar o cacau a vários fornecedores criteriosamente escolhidos em diferentes países para fabricar o seu próprio chocolate.

E apesar de poder encontrar aqui diferentes tipos de cacau, para lá do Corallo, de São Tomé, tudo é delicioso, subtil e delicado. O fabuloso brownie de chocolate e avelãs é feito com 70% de cacau e com umas incríveis avelãs vindas de Itália.

20181229_195351 2.jpeg

A consistência não tem nada a ver com a de um bolo tradicional ou com a de um brownie cremoso. Parece uma densa pasta de cacau quase como se fosse uma daquelas mousses de chocolate à antiga, que se agarram à taça mesmo quando a viramos ao contrário. Mistura a densidade de uma tablete de chocolate com a cremosidade de uma mousse. E derrete calmamente na boca se a saborear com tempo.

Depois vem o sabor. Com este brownie, está a provar chocolate a sério. Daqueles chocolates que conseguem ser amargos e doces ao mesmo tempo, daqueles chocolates que deixam o sabor durante horas na boca. O açúcar sente-se de forma ultra-discreta e serve apenas para tornar a experiência mais agradável. E consegue não retirar nem um grama do sabor original do chocolate.

Finalmente, as avelãs. Saborosas e crocantes, elas dão um toque mais adocicado ao brownie, além de surpreenderem cada vez que trincamos um pequeno pedaço de avelã tostada no meio daquela imensidão de chocolate macio.

20181229_195647 2.jpeg

Esta pequena maravilha custa 3 euros por fatia na loja Bettina & Niccòlo Corallo, na Rua da Escola Politécnica, em Lisboa. E não é um bolo para se alambazar até rebentar. O ideal é comprar, levar para casa e ir comendo várias fatias, pedaço a pedaço, tranquilamente, ao longo do dia. Se quiser comer o bolo na própria loja, não conte com muito espaço. A loja é mínima, mas tem algumas mesas. Vantagem: pode acompanhar o brownie com um café caseiro cuja torrefacção é feita ali mesmo.

Para complementar, também pode provar os vários tipos de barras de chocolate que estão à venda na loja. Ou optar por um chocolate quente. Mas eu cá continuo viciado nos brownies de chocolate e avelãs.

 

Um óptimo 2019 para si onde quer que o chocolate esteja,

Ele

 

fotos: casal mistério

 

_______________________________

Borwnies de chocolate e avelã

Bettina & Niccòlo Corallo

Rua da Escola Politécnica 4, Lisboa
De segunda a sábado, das 10h às 20h
T: 21 386 2158
 

1 comentário

Comentar post