Para sermos rigorosos, não são bem 10 minutos – são 9 minutos e 12 segundos rigorosamente cronometrados. Esta receita é das mais fáceis e rápidas que já passaram pela Cozinha Mistério. E, por isso, é uma habituée desta casa às segunda-feiras, quando chegamos desanimados com mais uma semana de trabalho pela frente.
Felizmente, temos todos os passos registados num vídeo de 40 segundos, para poder confirmar por si esta maravilha rápida e saudável.
Ingredientes
Para 4 pessoas
- 250 g de iogurte grego natural
- 2 colheres de sopa de endro fresco picado
- 2 colheres de chá de raspas de limão
- 1 colher de sopa de azeite
- 4 lombos de salmão
Primeiro prepare o molho. Numa taça, misture bem o iogurte grego com o endro, o azeite e as raspas de limão. (2 minutos e 43 segundos) Deixe de parte, enquanto braseia o salmão. Tempere as postas de salmão com flor de sal e pimenta preta moída no momento (19 segundos). Derreta uma colher de sopa de manteiga numa frigideira e coloque o salmão por cima com a pele virada para baixo. Cozinhe durante 3 minutos em lume médio-alto. Vire o salmão e cozinhe mais dois a três minutos do outro lado. A ideia é ficar com o exterior marcado e o interior suculento e mal passado.
Retire o salmão da frigideira e sirva com o molho de iogurte por cima e uns espargos verdes a acompanhar. (40 segundos) Ou uma salada. Ou um esparregado. Ou qualquer outra solução light, porque segunda-feira é dia de recuperar dos excessos do fim-de-semana. (No total, 9 minutos e 12 segundos)
Um óptimo salmão para si onde quer que o iogurte grego esteja,
Ele
vídeo e foto: casal mistério