este fondant de chocolate é um bolo imbatível para sua próxima festa

    A consistência de um fondant de chocolate é de facto irresistível. Aquela cremosidade no interior faz-me aumentar a pulsação, tal é a vontade de devorar o bolo inteiro. Por isso, sempre que alguém me pergunta que bolo prefiro para festas de anos, o fondant de chocolate normalmente é a minha primeira escolha. Além da consistência cremosa, o sabor é imbatível.

    E esta receita do blog Baking Like a Chef é ideal para a sua próxima festa ou para fazer hoje mesmo e celebrar em grande o Dia Mundial da Criança.

    Ainda por cima, precisa de poucos ingredientes: chocolate preto com cerca de 70% de cacau, manteiga com sal, açúcar mascavado, 5 ovos grandes, farinha e caramelo salgado.

    Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 10 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Preparação

    Antes de mais, separe uma forma de bolo de 20 cm com base amovível, forrando a base com papel de alumínio. A seguir, unte o fundo e os lados da forma com a manteiga amolecida e forre com papel vegetal. Coloque a forma de bolo num tabuleiro de forno.

    Entretanto, faça a massa do bolo: pique o chocolate e corte a manteiga em pequenos cubos. Depois, derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria, mexendo ocasionalmente com uma colher de pau. Alternativamente, use o micro-ondas com intervalos de 30 segundos ou derreta no fogão em lume brando. Deixe a mistura arrefecer durante 5 minutos.

    A seguir, coloque o caramelo salgado numa tigela pequena à prova de calor, aqueça no micro-ondas e adicione à mistura de chocolate derretido.

    Enquanto isso, coloque o açúcar e os ovos numa tigela grande e bata com uma batedeira elétrica durante 5 minutos. A mistura irá duplicar de volume e ficar espumosa. Depois, despeje a mistura arrefecida de chocolate e manteiga na dos ovos e açúcar e bata em velocidade baixa. A seguir, adicione a farinha peneirada e misture suavemente com uma espátula de borracha.

    Finalmente, despeje a massa na forma que preparou e deixe descansar durante 2 horas à temperatura ambiente.

    Leve ao forno

    Aqueça o forno a 210° C e coloque a forma na prateleira do meio do forno pré-aquecido durante 5 minutos. Depois, baixe a temperatura para 120° C e deixe o bolo no forno durante mais 40 minutos. Esteja com atenção porque a ideia é formar uma crosta de merengue no topo do bolo e um centro ligeiramente trémulo.

    Retire o bolo do forno e deixe arrefecer à temperatura ambiente. Depois, leve ao frigorífico durante pelo menos 4 horas ou, de preferência, durante a noite.

    Desenforme o bolo e deixe à temperatura ambiente durante 2 a 3 horas antes de servir para recuperar a sua textura cremosa. Para retirar o bolo da forma, passe uma faca fina entre o papel vegetal e a forma para soltar o bolo das bordas.

    Para cortar, use uma faca longa e afiada mergulhada em água quente, secando-a entre cada corte.

     

    Um ótimo fim de semana,

    Ela

     

    receita e foto: baking like a chef

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *