Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

este frango com molho de limão e mel é uma tentação absolutamente divinal

20.10.20

Quando vi esta receita pela primeira vez, lembrei-me logo de um prato que eu adorava quando era miúda e ia com os meus pais àqueles restaurantes chineses de bairro: o famoso porco doce. É certo que na altura as minhas pernas pareciam uns canivetes e eu podia comer tudo o que queria que não engordava. Bons tempos. Era feliz e não sabia. Agora engordo só de pensar num prato de porco doce.

Mas mudam-se os tempos, mudam-se os gostos e a verdade é que hoje em dia seria incapaz de comer porco doce. Agora esta versão que descobri no blog Cafe Delites, que usa frango em vez de porco, já é outra conversa.

Para fazer esta tentação, preciso de ter em casa lombos de frango cortados em pequenos cubos, um ovo grande, molho de soja, vinagre de vinho branco, amido de milho e azeite ou óleo vegetal. Para o molho, também vou precisar de azeite, alho picado, gengibre ralado, caldo de galinha, molho de soja, sumo de um limão, açúcar, mel, sal, duas colheres de chá de amido de milho dissolvido em duas colheres de sopa de água, e sementes de sésamo e cebolinho para decorar. Também pode usar rodelas de limão, mas é opcional.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

Chinese-Lemon-Chicken-IMAGE-34.jpg

 

Comece por fazer o frango: misture num prato fundo o ovo batido, o molho de soja e o vinagre de vinho branco. Junte o frango e misture bem. Deixe a marinar durante 20 minutos, tapado.

Entretanto, espalhe o amido de milho num tabuleiro grande próprio para ir ao forno. Transfira o frango e a marinada para cima do amido de milho e envolva os cubos de frango, pressionando com cuidado o amido de milho nos cubos de frango.

Aqueça o azeite numa frigideira grande ou num wok em lume médio alto. Quando o azeite estiver bem quente, sacuda o excesso de amido de milho e frite o frango numa única camada, durante cerca de 5 a 6 minutos, virando os cubos a meio do tempo, até ficarem crocantes e dourados.

Escorra o frango num prato forrado com uma folha de papel de cozinha.

Deite fora o azeite e limpe a frigideira/wok com papel de cozinha.

Agora, faça o molho: aqueça o azeite em lume médio alto. Salteie o alho e o gengibre durante cerca de 30 segundos. Junte o caldo de galinha, o molho de soja, o sumo de limão, o açúcar, o mel e uma pitada de sal. Misture bem e deixe ferver em lume brando até o açúcar dissolver totalmente.

Adicione a mistura do amido de milho com água no molho e mexa até começar a engrossar. Junte o frango ao molho e misture até ficar totalmente revestido, durante cerca de 2 minutos.

Decore com sementes de sésamo, cebolinho e as rodelas de limão.

Sirva com arroz basmati e uma salada.

 

Boas receitas,

Ela

 

receita e foto: cafe delites