Confesso que costumo comprar imensas vezes lombinho de porco no supermercado. Além de ser barato, é prático, porque é só temperar e meter no forno. Mas a verdade é que muitas vezes fica seco e sem graça, até mesmo quando é o meu querido Marido Mistério a fazer. Sim, nem tudo o que Ele faz sai perfeito.
Por isso, quando descobri este lombinho de porco com molho cremoso de Dijon, no blog Betty Cooks, fui a correr descongelar um lombinho para o nosso jantar de hoje. Depois, foi só enviar esta receita ao meu querido Marido Mistério e confirmar se tinha todos os ingredientes cá em casa: o lombinho de porco, azeite, sal, pimenta preta moída, alho e cebola em pó, e tomilho seco para o lombinho propriamente dito. Depois, precisamos também de manteiga, alho picado, natas, mostarda Dijon, caldo de galinha, sal e pimenta preta, para o molho. E ainda salsa fresca picada para decorar.
Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.
Preparação
Faça primeiro o lombinho de porco
Para isso, pré-aqueça o forno a 200° C.
Depois, esfregue o lombo de porco com azeite e tempere com sal, pimenta, alho em pó, cebola em pó e tomilho.
A seguir, coloque num tabuleiro de forno e asse durante 20 a 25 minutos, ou até a temperatura interna atingir os 63 °C.
Nessa altura, retire do forno, cubra com uma folha de papel de alumínio sem apertar e deixe repousar durante 5 minutos antes de fatiar.
Prepare o molho cremoso de Dijon
Antes de mais, derreta a manteiga e salteie o alho, numa frigideira em lume médio, até libertar aroma. Depois, junte a mostarda Dijon, as natas, o caldo de galinha, sal e pimenta.
Deixe ferver em lume brando durante 5 a 7 minutos, até o molho engrossar ligeiramente.
Finalmente, regue as fatias de lombo com o molho e decore com salsa picada.
Sirva com arroz basmati e uma salada.
Uma ótima semana,
Ela
receita e foto: betty cooks
Se quiser ler mais receitas com carne de porco, carregue na galeria em baixo:
