Há escolhas decisivas que precisamos de fazer nas nossas vidas e que definem uma personalidade. Sporting ou Benfica? iPhone ou Android? Ténis ou padel? Ovos mexidos ou ovos estrelados? Eu sei, tudo temas fracturantes. A que se junta hoje uma nova opção que vai decidir as nossas vidas para sempre: farinha ou Nutella? Nunca pensou nisso? Não é tarde para começar.
Cá em casa, a dieta (também conhecida simplesmente por Ela) obriga-me a fazer opções. E a mais recente é entre os hidratos de carbono e o açúcar. Eu, inspirado nesse poço de sapicência que dá pelo nome de Aníbal António Cavaco Silva, nunca me engano e raramente tenho dúvidas. E, por isso, não hesito: Nutella sempre.
Tudo isto para nos levar ao profundo tema de hoje: o pão de banana. Essa obra de arte da culinária, internacionalmente conhecida por banana bread, consegue estar na fronteira entre o pão e o bolo, o pequeno-almoço e a sobremesa, o lanche e o snack. Sabe bem a qualquer hora do dia e de qualquer maneira e feitio.
Ora bem, a única maneira de certas e determinadas pessoas permitirem a entrada deste magnífico pão cá em casa é abdicando da farinha, essa perigosa inimiga da dieta. E é por isso que eu escancaro a minha boca de espanto, qual Manuela Moura Guedes a bocejar, quando vejo esta magnífica receita do fabuloso blog Kirbie’s Cravings. Além de só levar 5 ingredientes, só precisa de 5 minutos de preparação.
Para começar, separe Nutella, ovos, bananas, fermento e cacau em pó sem adoçante. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.
Eu gosto é de receitas assim: coloque todos os ingredientes dentro de um liquidificador e ligue no máximo até ficar com um creme. Espalhe o creme por uma forma de pão com 23 cm por 13 cm, untada com azeite ou spray de cozinha, e leve ao forno, pré-aquecido a 180 ºC, durante 50 a 55 minutos. Quando espetar um palito no pão e ele sair limpo, é sinal de que está pronto.
Deixe arrefecer e coma simples ou com manteiga de amendoim espalhada por cima. Eu sei, podia ser mais dietético, mas não resisto…
Um óptimo pão de banana para si onde quer que a Nutella esteja,
Ele
receita e foto: kirbie’s cravings