Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

este pudim de leite condensado só leva 5 ingredientes e vai arrasar no seu natal

28.11.19

Estão abertas as hostilidades. O Natal está a chegar e a minha boca já está a aguar. Não aguento esperar mais. Tenho de descobrir receitas deliciosas e surpreendentes para este ano. A Mesa Mistério não pode ficar exclusivamente entregue a filhoses e rabanadas.

Este ano vamos inovar. E a primeira surpesa natalícia vai ser este fenomenal e facílimo pudim flan de leite condensado, do espectacular site Food52.

Para fazer esta maravilha, só vai precisar de cinco ingredientes: gemas de ovos, leite evaporado, leite condensado, extracto de baunilha e açúcar. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

0206d497-fd01-49ed-b1eb-5579fd39ee89--2019-0618_le

 

O primeiro passo, como em tantas outras receitas, é ligar o forno – neste caso, a 180 ºC. Bata depois as gemas, à mão, lentamente. Acrescente-lhes o leite evaporado, o leite condensado e o extracto de baunilha e mexa só para ligar todos os ingredientes. Segundo os autores da receita, se bater ou se mexer com muita força, vai criar bolhas no pudim. Por isso, o melhor é respirar fundo antes de mexer tudo. E é assim que a base do pudim está pronta. Só falta agora, preparar o caramelo. 

Junte o açúcar com 30 ml de água, numa panela, e deixe-o dissolver em lume médio. Assim que vir que o açúcar está derretido, baixe o lume para o mínimo e agite de vez em quando a panela – não mexa com uma colher. Quando começar a ficar tostado e com um aspecto caramelizado, deite para dentro de uma forma para bolos, com 23 centímetros de diâmetro, inclinando-a para cobrir todo o fundo.

Espere uns minutos que o caramelo enrijeça antes de lhe deitar por cima a mistura do pudim, através de um passador. Coloque a forma dentro de um tabuleiro alto e deite 2 a 3 centímetros de água a ferver para dentro do tabuleiro. Leve ao forno, durante 50 a 60 minutos, até que um palito espetado no centro saia limpo.

Retire a forma de dentro do banho de água e deixe arrefecer em cima do balcão da cozinha. Depois leve ao frigorífico até ficar bem frio. Passe uma faca à volta da forma e vire-a para dentro do prato que vai servir. Vai ver o aspecto divinal que este maravilhoso pudim vai ter na sua mesa de Natal, ainda com o caramelo a escorrer lentamente à volta.

 

Um óptimo pudim para si onde quer que o leite condensado esteja,

Ele

 

receita e foto: food52