Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

este vulcão de chocolate ganha o óscar para o melhor doce sem farinha nem açúcar

11.02.20

É uma nova categoria que deveria entrar imediatamente para os Óscares da Academia: Melhor Doce Sem Farinha nem Açúcar. Se criassem essa categoria, eu alistava-me já para jurado. E até já tenho o meu concorrente favorito: este fenomenal vulcão de chocolate, do delicioso blog The Toasted Pine Nut.

Para fazer esta maravilha, só vai precisar de chocolate semi-amargo, manteiga, flor de sal, extracto de baunilha, açúcar de coco, ovos, gemas, farinha de amêndoa e cacau em pó. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

lava-cake-3.jpg

 

Comece por derreter o chocolate com a manteiga, no microondas, por períodos de 30 segundos. Tempere com a flor de sal e misture o extracto de baunilha e o açúcar de coco. Mexa até ficar tudo bem ligado. Adicione os ovos e as gemas e bata à mão mais um pouco. Finalmente, acrescente a farinha de amêndoa e volte a bater.

Está feito. Para cozer os bolos, só precisa de untar com manteiga quatro ramequins pequenos. Polvilhe-os com cacau em pó e divida por eles a massa de chocolate. Leve os ramequins ao forno, pré-aquecido a 200 ºC, durante 11 minutos, até que o exterior esteja cozido e o interior cremoso.

Deixe os vulcões de chocolate assentarem durante 30 segundos e vire os ramequins com cuidado para cima de um prato. Sirva os vulcões de chocolate com uma bola de gelado por cima ou com umas framboesas frescas. E coma-os ainda quentes. Quanto mais arrefecerem, mais vão solidificar o interior.

 

Um óptimo vulcão de chocolate para si onde quer que a farinha e o açúcar estejam,

Ele

 

receita e foto: the toasted pine nut