Já viu bem o aspeto destes crepes com fiambre? Parecem fofinhos por dentro, têm um incrível recheio de béchamel com queijo e ainda são fritos na frigideira para ficar crocantes.
A receita é do blog Yumelise e claro que vamos fazer este fim de semana. Aliás, os nossos Filhos Mistério ficaram doidos quando lhes mostrei esta receita e não é para menos… até eu vou ter de fazer um pequeno (ligeiríssimo) intervalo na minha eterna dieta.
Para isso temos de comprar farinha, ovos, óleo de girassol, leite e açúcar de confeiteiro para os crepes propriamente ditos. Depois vamos precisar de manteiga sem sal, farinha, leite, queijo parmesão ou Comté ou Emmental ralado, sal, pimenta e noz-moscada (opcional) para fazer o molho béchamel. Finalmente, temos de ter ainda fiambre cortado em fatias, manteiga sem sal, azeite e óleo de girassol para cozinhar os crepes.
Mas, antes, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para fazer 8 crepes, espreite aqui a receita original.
Preparação
Antes de tudo, comece por fazer a massa dos crepes: bata os ovos numa taça. Depois acrescente 1/3 da farinha (bata bem de dentro para fora). E adicione gradualmente o 2/3 da farinha. Em seguida, despeje metade do leite para soltar a massa, e mexa novamente sempre de dentro para fora. Adicione o resto da farinha, bata e, por último, junte o resto do leite.
Junte agora o açúcar e o óleo, e bata bem. A seguir, deixe a massa assentar durante 10 minutos, enquanto prepara o molho béchamel com queijo.
Faça o molho béchamel
Para isso, derreta a manteiga numa panela grande, em lume médio, e acrescente a farinha.
Misture e deixe cozinhar durante cerca de 4 minutos (se deixar cozinhar evita que fique com o sabor da farinha). Depois, junte o leite, mexa em lume médio e cozinhe até o molho engrossar.
Retire do lume e tempere com sal, pimenta e com um pouco de noz-moscada (opcional). Misture novamente e adicione o queijo ralado. Bata bem e reserve.
Faça e recheie os crepes
Aqueça uma máquina de fazer crepes e lubrifique com uma folha de papel absorvente.
A seguir, despeje uma concha de massa (não precisa de um crepe muito fino, pois ficam melhores e mais macios se ficarem mais grossos), leve ao lume até o crepe dourar levemente e vire ao contrário. Cozinhe o outro lado (deixe apenas alguns segundos no segundo lado) e transfira para um prato. Repita o processo até terminar a massa dos crepes.
Finalmente, disponha os crepes em cima da sua bancada da cozinha, espalhe uma colher de sopa do molho béchamel no centro e distribua com uma pequena espátula em círculo, deixando alguns centímetros na margem.
A seguir, coloque uma fatia de fiambre cortada em pedaços sobre o béchamel de forma a cobrir o molho. Enrole primeiro 1/3 do crepe, dobre as bordas e acabe, a seguir, de enrolar. Repita o processo com todos os crepes.
No final, transfira os crepes para um prato e cubra-os com película aderente.
Frite os crepes
Entretanto, aqueça 25g de manteiga sem sal e uma colher de sopa de azeite numa frigideira grande, em lume médio. Coloque primeiro o lado da costura dos crepes virado para baixo e deixe fritar durante 2 minutos. A seguir, vire os crepes. Tem de dourar todos os lados (2 minutos de cada lado), para que os crepes com fiambre fiquem bem corados e crocantes.
Sirva logo!
Boas receitas,
Ela