estes quadrados de aveia e limão são uma ótima surpresa para o dia da mãe

    São deliciosos, muito fáceis de fazer e ideais para oferecer como presente de última hora à sua mãe. Confesso: também tenho de improvisar alguma coisa porque não consegui comprar um presente durante a semana. Sou péssima filha, eu sei. Ainda por cima a minha mãe adora receber presentes!

    Mas se for um filho ou uma filha exemplar, e se já comprou o seu presente com a devida antecedência, pode sempre fazer esta receita do blog Sally´s Baking Addiction hoje para levar para o trabalho amanhã. É um ótimo snack para meio da manhã ou para meio da tarde. Têm uma base de aveia, um recheio cremoso de limão e ainda um crumble de aveia por cima. Ok, não são propriamente muito dietéticos mas se comer um quadrado por dia também não faz mal a ninguém.

    Para fazer esta delícia, precisa de comprar manteiga sem sal, açúcar mascavado, extrato de baunilha, farinha, fermento, sal e aveia para a base e para o crumble. Para o recheio, precisa de leite condensado, sumo e raspas de limão.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 16 quadrados, espreite aqui a receita original.

    creamy-lemon-crumble-bars.jpg

     

    Pré-aqueça o forno a 180º C.

    Forre um tabuleiro quadrado com uma folha de papel vegetal.

    Comece por fazer a base: bata a manteiga e o açúcar mascavado com a batedeira na velocidade média-alta, durante cerca de 1 minuto, até obter uma mistura homogénea. Limpe as bordas da taça da batedeira com uma espátula e adicione o extrato de baunilha. Misture novamente, na velocidade média-alta, durante cerca de 30 segundos. Acrescente a farinha, o fermento, o sal e a aveia. Bata na velocidade média até obter uma massa homogénea. Se for preciso, raspe os lados e o fundo da taça da batedeira com a espátula e volte a misturar novamente. A ideia é obter uma espécie de crumble.

    Pressione ligeiramente um pouco mais de metade do crumble contra o fundo do tabuleiro que preparou. Reserve o resto para o topo.

    Leve ao forno durante 12 minutos.

    Enquanto isso, faça o recheio de limão: bata numa taça o leite condensado, as raspas e o sumo de limão até obter uma massa espessa.

    Espalhe o recheio por cima da base enquanto esta está quente.

    Decore com o resto do crumble por cima.

    Leve novamente ao forno durante 22 a 25 minutos ou até as bordas ficarem ligeiramente acastanhadas. Não deixe queimar.

    Retire do forno e deixe arrefecer totalmente. Retire do tabuleiro levantando o papel vegetal e corte em quadrados.

    Sirva logo ou guarde numa caixa para oferecer à sua mãe.

    Se não precisar de um presente de última hora, leve amanhã para o trabalho. Até começa a semana com uma nova energia!

     

    Feliz Dia da Mãe,

    Ela

     

    receita e foto: sally´s baking addiction

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *