Há pequenas maravilhas que devem ficar só para nós, que não devem ser partilhadas com ninguém. São segredos demasiado valiosos para andarem por aí a correr pelas ondas digitais. É o caso deste cheesecake de mousse de chocolate com base de bolachas Oreo que não precisa de ser cozinhado. E é por isso que eu estou aqui, discretamente a sussurrar-lhe ao ouvido, como pode fazer esta sobremesa fria com apenas 18 minutos de trabalho.
A receita é do site The Kitchn e nem precisa de cozinhar. De ingredientes, só tem de ter em casa natas batidas com a consistência de chantilly, queijo creme à temperatura ambiente, manteiga sem sal derretida, bolachas Oreo, açúcar de confeiteiro, leite gordo, extracto de baunilha, bolachas de chocolate fininhas, mousse de chocolate instantânea e chocolate preto. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.
Para fazer a base, triture as bolachas Oreo durante cerca de um minuto. Sem parar o triturador, acrescente aos poucos a manteiga derretida até ficar com um crumble húmido. Espalhe o crumble pela base de um pirex com 23 cm por 33 cm e pressione bem até ficar lisinho. Leve ao congelador enquanto prepara o resto.
Bata numa taça o queijo creme com o açúcar de confeiteiro, o extracto de baunilha e duas colheres de sopa de leite até ficar com um creme suave e macio. Junte metade das natas batidas e envolva tudo, com a ajuda de uma espátula, para não perder o volume. Espalhe por cima da base de Oreo e cubra com metade das bolachas de chocolate fininhas. Se for preciso, pode sobrepô-las ligeiramente. Volte a colocar no congelador enquanto prepara a camada seguinte do seu cheesecake.
Misture duas doses da mousse de chocolate instantânea com o resto do leite até ficar com uma mousse espessa e cremosa (em alternativa, pode usar uma receita de mousse de chocolate caseira à sua escolha). Espalhe por cima da camada de bolachas e cubra com o resto das bolachas de chocolate. Coloque por cima o resto das natas batidas e termine com o chocolate preto em lascas. Tape o pyrex com papel de alumínio e leve ao frigorífico até à hora de servir. Cerca de quatro horas no frigorífico é o ideal.
Um óptimo cheesecake para si onde quer que a mousse de chocolate esteja,
Ele
receita e foto: the kitchn