A ideia partiu do Instituto de Arte de Chicago e promete ser um sucesso. Para promover a exposição “Van Gogh’s Bedrooms”, que abre ao público no próximo domingo, dia 14, o instituto recriou, ao pormenor, em parceria com o site Airbnb, o famoso quarto do pintor impressionista holandês. Por isso, se for fã de Van Gogh e se estiver perto de Chicago, não perca esta oportunidade.
Não falta absolutamente nada: a cama dourada, as paredes azuis, as cadeiras de madeira, a toalha solitária, os quadros, a mesinha com os jarros de água, o chão de madeira esverdeado. Chega a ser impressionante.
O quarto, situado num apartamento no campus do museu, pode ser alugado no site Airbnb e o anfitrião é um auto-retrato do pintor, com a legenda “Vincent” e a seguinte descrição: “Este quarto fará você sentir-se como se estivesse a viver numa pintura. É decorado num estilo pós-impressionista, a fazer lembrar o sul de França e tempos passados. Os móveis, as cores brilhantes e a arte em si vão proporcionar-lhe a experiência de uma vida. Cobro 10 dólares porque pura e simplesmente preciso de comprar tinta. No entanto, tenho o maior prazer em oferecer-lhe bilhetes para a minha exposição no Instituto de Arte de Chicago”.
O quarto acomoda duas pessoas e, ao contrário do que acontecia em 1888, está equipado com Internet, TV e WiFi, tudo isto por apenas 10 dólares, ou seja, 9 euros. Por isso, acredito que a adesão seja uma loucura. Se quiser tentar a sua sorte, clique aqui.
Van Gogh fez três versões deste seu quarto na sua “querida Casa Amarela” entre 1888 e 1889 (e eu já tive a sorte de ver duas delas e são de facto obras extraordinárias): a primeira versão está no Museu Van Gogh, em Amesterdão, a segunda faz parte da coleção permanente do Instituto de Arte em Chicago, e a terceira, mais pequena, (um presente do pintor para a sua mãe e a sua irmã) tem estado no Museu D’Orsay, em Paris. Pela primeira vez, as três versões vão estar juntas na mesma exposição nos Estados Unidos.
Já sabe, se estiver por perto, a exposição vai estar aberta ao público entre 14 de fevereiro e 10 de maio e conta com 36 obras do pintor, entre quadros, desenhos, cartas ilustradas, livros e outros bens pessoais. E se for fã de Van Gogh, por que não experimentar o seu mundialmente famoso quarto?
Um ótimo fim-de-semana,
Ela
fotos: the art institute of chicago