filetes de espadarte com molho de manteiga e limão para fazer em 20 minutos
Segunda-feira costuma ser dia de salmão ou peitos de frango. Para mim, são dois dos mais fáceis, práticos e versáteis ingredientes para cozinhar em casa. Podem ser feitos no forno ou na frigideira, com molhos calóricos ou 100% light e não dão trabalho nenhum.
O problema é que ontem tive uma ligeira revolta na Bounty. As crianças, capitaneadas pela minha querida e beligerante Mulher Mistério, amotinaram-se e quase me lançaram borda fora porque:
– Estamos fartos de salmão!
Como é que é?! Se estão fartos de salmão, podem começar a marchar em direcção à peixaria mais próxima, à procura de alternativas porque esta casa não é o Belcanto.
Depois do desabafo, a resignação.
Perante o arregalar de olhos da prepotente Ela, achei que, em vez de dar a resposta de cima, o melhor era calar e comprar. Uma alternativa ao salmão. E o escolhido foi um fantástico espadarte. Pedi para o cortar em filetes e vou grelhá-lo com um fantástico molho de manteiga e limão, criado pelo sempre útil site Food52.
Além dos filetes de espadarte com cerca de 3 cm de altura, vou precisar apenas de manteiga, um limão descascado e cortado em oito rodelas, alcaparras, azeite e salsa picada. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.
Para fazer o molho, derreta a manteiga numa panela pequenina, em lume brando, durante cerca de três minutos, até começar a tostar. Junte as rodelas de limão, cortadas em quatro mas aproveitando todo o sumo, e as alcaparras escorridas e deixe cozinhar durante mais um minuto, mexendo bem para libertar todo o sumo.
Depois, só precisa de pincelar os filetes com azeite, temperá-los com flor de sal e pimenta preta moída no momento e grelhá-los de forma a que fiquem tostados por fora e mal passados por dentro.
Sirva-os num prato com o molho de manteiga por cima e salsa picada espalhada pelo topo. Para acompanhar, uma salada da mista ou uns brócolos salteados que a dieta Dela não permite hidratos de carbono ao jantar.
Um óptimo peixe para si onde quer que o molho esteja,
Ele
receita e foto: food52