Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Casal Mistério

Casal Mistério

#fiqueemcasa: bolo de chocolate sem farinha só com 5 ingredientes

21.03.20

É uma espécie de bolo anti-corona! Parece que foi feito de propósito para esta época.

Em primeiro lugar, é uma óptima distracção – não há melhor programa para fazer em família do que um bolo de chocolate (eu ainda me lembro como gostava de, em miúdo, lamber os restos de massa das varetas da batedeira quando a minha avó fazia bolos). Em segundo lugar, não leva farinha, o que ajuda bastante numa época em que estamos fechados em casa e com muito menos actividade física. Depois, só leva os ingredientes básicos que qualquer pessoa normalmente tem em casa, mesmo em plena quarentena de racionamento alimentar. Finalmente, a principal razão para fazermos esta fabulosa receita do site Food52: alimenta! Enche! Tira a fome a esta trupe de adolescentes que esvazia o nosso frigorífico à velocidade a que o Usain Bolt corria os 100 metros. E isso é o mais importante porque eu já não sei o que cozinhar para esta gente toda.

Para fazer esta maravilha, só vai precisar de chocolate semi-amargo, açúcar, manteiga, ovos e cacau em pó. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

152d7a3ff304ba19b26e792b3346e081.jpg

 

Comece por derreter o chocolate, em banho-maria, juntamente com a manteiga (se quiser facilitar, também pode derreter no microondas por períodos de 30 segundos, mexendo a cada intervalo). Retire do lume, junte o açúcar e bata. Deixe arrefecer durante cinco minutos antes de acrescentar as gemas dos ovos, uma de cada vez, enquanto continua a bater. Passe o cacau por uma passador, juntamente com uma pitada de sal, e junte-o à massa, mexendo até ficar tudo bem ligado.

Noutra taça, bata as claras em castelo e envolva-as no creme de chocolate com a ajuda de uma espátula, sem mexer muito para não retirar o oxigénio.

Deite tudo para dentro de uma forma com o fundo amovível, untada e com o fundo forrado com papel vegetal, e leve ao forno, pré-aquecido a 180 ºC, durante 35 a 40 minutos. Quando o bolo tiver formado uma fina capa dura no topo, retire-o do forno, deixe-o arrefecer durante 10 minutos e sirva com açúcar de confeiteiro polvilhado por cima.

Dúvida existencial: este bolo dá para cerca de 12 fatias. Acha que dura, pelo menos, 24 horas?

 

Um óptimo bolo para si onde quer que o chocolate esteja,

Ele

 

receita e foto: food52

 

6 comentários

Comentar post