Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

#fiqueemcasa com o melhor acompanhamento para o jantar: batatas gratinadas com molho de queijo derretido

21.04.20

A minha querida Mulher Mistério ficou deslumbrada com as fabulosas batatas crocantes que descobriu na semana da Páscoa e, no meio do stress desta quarentena forçada, seguiu o exemplo de Ferro Rodrigues e abriu uma excepção: não ao isolamento social, claro, mas ao isolamento batatal. A partir de agora, a sua dieta de quarentena não inclui batatas.

Foi isso que me trouxe até à fabulosa receita que vou fazer hoje para o nosso jantar. Uma incrível criação do maravilhoso site The Kitchn que junta umas fenomenais rodelas de batata com um divinal molho de queijo derretido. Tudo fácil e rápido que é aquilo que precisamos em quarentena.

Para fazer esta maravilha, só vai precisar de batatas descascadas e cortadas em rodelas de meio centímetro de espessura, manteiga, queijo gruyère ralado (ou outro bom queijo para ralar), alho picado, natas, leite gordo, louro, tomilho e noz moscada. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

k_Photo_Recipes_2020-03-Everyday-Food-Recipes-Daup

 

Junte, numa panela, o alho picado com as natas, o leite, o louro, as rodelas de batata, a noz moscada e uma pitada de sal e pimenta preta moída no momento. Leve ao lume e deixe ferver, mexendo regularmente, durante cinco a sete minutos. Quando as batatas estiverem macias mas ainda ligeiramente firmes, desligue o lume e deite fora as folhas de louro. 

Espalhe metade das rodelas de batata pela base de um pirex (23 cm por 33 cm) untado com manteiga. Cubra-as com metade do queijo ralado e coloque uma nova camada com o resto das batatas. Deite uma boa parte do molho de natas por cima, parando antes de chegar à última camada, e termine com o resto do queijo ralado espalhado pelo topo.

Leve ao forno, pré-aquecido a 180 ºC, durante 40 a 45 minutos, até as batatas estarem douradas e cozidas e o queijo bem derretida. Deixe arrefecer durante 10 minutos antes de servir. Quem é que pode fazer dietas de batatas com receitas destas?

 

Um óptimo jantar para si onde quer que as batatas estejam,

Ele

 

receita e foto: the kitchn