Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Casal Mistério

Casal Mistério

#fiqueemcasa com um jantar fácil e delicioso: tarte de massa filo estaladiça com brócolos e queijo feta

25.03.20

Mais uma investida às profundezas do nosso congelador para desenterrar uns velhinhos brócolos que já cá estavam há quase um mês. Na verdade, não são os brócolos tradicionais. São aqueles mini-brócolos que dão pelo exótico nome de bimi. Eu adoro porque se pode comer tudo e basta salteá-los sem lhes dar uma cozedura prévia. As cabeças são mais compridas e menos redondas e o caule é muito mais fininho, parecendo quase o pé de um espargo.

Hoje vou fazer um jantar vegetariano: uma tarte de massa filo estaladiça (se não tiver em casa, faça uma base de tarte normal) com queijo feta e estes mini-brócolos. A receita é do espectacular blog Top With Cinnamon e fica pronta num instante.

Tudo o que vou precisar é de massa filo, mini-brócolos (ou brócolos grandes cortados em pequenos pedacinhos), queijo ricotta, molho pesto, tomilho, raspas de limão, queijo feta em pedaços e sementes de sésamo. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

Filo-Tart-with-Broccoli-Ricotta-6-735x1103.jpg

 

Foque-se só na facilidade desta maravilha. Forre um tabuleiro com papel vegetal pincelado com azeite. Coloque duas folhas de massa filo, pinceladas com azeite, de forma a criar um rectângulo, ligeiramente sobrepostas no centro. Repita sobrepondo da mesma forma as restantes folhas. Deixe apenas duas folhas de massa filo de parte – corte-as em pedacinhos e embrulhe-as em bolinhas.

Misture agora, numa taça, o queijo ricotta com o molho pesto, as raspas de limão e o tomilho. Junte os ovos e misture até ficar tudo bem ligado. Espalhe este creme por cima da massa filo, deixando cerca de 2 cm livres nas bordas. Coloque os brócolos por cima do creme de ricotta e o crumble de queijo feta no topo. Dobre agora ligeiramente as bordas da massa para dentro e espalhe à volta as bolinhas de massa filo que separou.

Salpique o topo com um fio de azeite, polvilhe com as sementes de sésamo e leve ao forno, pré-aquecido a 180 ºC, durante 25 a 30 minutos, até a massa ficar estaladiça e os brócolos tostados. Hmmm... já estou a imaginar esta maravilha a estalar na minha boca a cada dentada.

 

Uma óptima quarentena para si onde quer que o queijo feta esteja,

Ele

 

receita e foto: top with cinnamon

 

1 comentário

Comentar post