Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

#fiqueemcasa: como aproveitar ao máximo o espaço do seu frigorífico durante a quarentena do coronavírus

17.03.20

Normalmente, o nosso frigorífico já é um verdadeiro caos, com montanhas de comida empilhada desordenadamente e restos em tupperwares a ocuparem espaço a mais. Raramente consigo ter um frigorífico arrumado e ordenado. Com a casa cheia de crianças, fico doente com as prateleiras desarrumadas e o espaço desperdiçado. Então, quando se estraga comida porque os nossos queridos Filhos Mistério se esquecem de que estava comida mais antiga lá atrás, fico em estado de sítio.

IMG_8410.jpg

O problema é que, nesta fase de quarentena, em que estamos todos literalmente fechados em casa por causa do novo coronavírus, planeei apenas uma ida ao supermercado a cada 15 dias (não se esqueça de que, quanto menos sair de casa, menos hipóteses dá ao vírus de se espalhar – e isso é fundamental para não deixar que os hospitais entrem em colapso provocando mais mortes no país), o que significa que preciso de aproveitar todos os milímetros quadrados livres do meu Frigorífico Mistério.

Felizmente, o site Buzzfeed preparou um guia com os melhores conselhos para aproveitar ao máximo o espaço disponível no seu frigorífico. E algumas das dicas são verdadeiramente surpreendentes.

 

Prenda as garrafas no tecto do frigorífico... 

k_archive_ecf471d2f24653a09abd7400de5cf0d576aaf483

Está a ver aquelas prateleiras altíssimas do frigorífico, onde nós acabamos por empilhar uma série de coisas e depois nunca conseguimos saber o que está em baixo e no meio? Pois bem, o Buzzfeed tem a solução ideal. Compre estes ímanes na Amazon, que vêm com um adesivo ultra-resistente para colar ao tecto do frigorífico. A ideia é prender as suas garrafas no tecto, colando as caricas aos ímanes. Assim, deixa espaço junto à prateleira para guardar outras coisas.

 

...e os tupperwares nas paredes 

Magnetic-plastic-containers.jpg

Outra fabulosa solução para usar estes ímanes super-potentes que prendem até 6 kg de peso é colá-los na base dos seus tupperwares. Assim pode arrumá-los facilmente na porta ou nas paredes de lado do frigorífico.

 

Arrume a comida em caixas transparentes 

IMG_3479-2.jpg

Não se limite a usar as duas gavetas que normalmente vêm com os frigoríficos para guardar os vegetais. Na Amazon, também pode comprar várias gavetas transparentes de diferentes tamanhos, para deixar a sua comida arrumada por temas: lacticínios, vegetais, sumos, bebidas, frutas, carnes, peixes, etc. Assim, consegue mais espaço no seu frigorífico e sabe logo tudo o que tem disponível. Para facilitar a sua vida, compre sempre caixas transparentes, para ver facilmente o que têm no interior, e escreva o tema de cada caixa do lado de fora para se organizar.

 

Organize-se com prateleiras e gavetas extra 

sub-buzz-1821-1582838164-9.jpg

sub-buzz-1779-1582839562-8.jpg

Uma boa alternativa às caixas são as prateleiras, que evitam colocar os alimentos uns em cima dos outros, provocando sempre uma avalanche de comida de cada vez que tiramos o alimento de baixo. Também pode optar por gavetas que se prendem ao topo das prateleiras que vêm originalmente com os frigoríficos: são úteis para guardar ovos sem se partirtem, fiambres, presuntos, queijos e outros alimentos fininhos.

 

Coloque todos os alimentos no fim do prazo de validade na mesma caixa 

Bewaar-bakje.jpg

Esta é essencial! Todos os alimentos que estiverem a chegar ao fim do seu prazo de validade vão para dentro da mesma caixa. E arrume-a logo à frente para nunca se esquecer do que tem de comer com urgência. Pode ser que, com isto, evite deixar comida estragar-se.

 

Guarde as latas dentro de um organizador 

81WvQb9hk5L.jpg

Estou fã deste acessório. Coloca todas as latas empilhadas lá dentro, e depois vai tirando uma a uma. Assim não cai nada à sua volta de cada vez que tira uma lata e consegue ainda guardar outros ingredientes por cima.

 

Prenda as latas e as garrafas com molas de orelhas 

Koelkast-inhoud.jpg

Se não quiser gastar dinheiro, há outra boa solução mais caseira para evitar que as pilhas de latas e garrafas desmoronem: prenda aquelas molas de orelhas pretas aos ferros das prateleiras do frigorífico para evitar que as latas e as garrafas rolem para os lados.

 

Prenda os sacos com molas ao topo das prateleiras 

Vriezer-rek.jpg

Outra utilidade perfeita para as molas de orelhas. Em vez de empilhar os sacos das saladas uns em cima dos outros, prenda-os com molas às prateleiras de cima. Assim cria espaço para guardar outras coisas em baixo.

 

Use as caixas de ovos como base para os molhos 

Captura de ecrã 2020-03-17, às 16.33.51.png

Confesso que esta é a minha preferida. Em vez de estar sempre a chocalhar os frascos dos molhos para aproveitar até à última gota, guarde-os logo de cabeça para baixo. E a melhor maneira de os manter direitos, sem caírem, é usar as caixas velhas dos ovos como base. 

Depois de seguir estas dicas, veja aqui como organizar o seu frigorífico conservando a comida durante mais tempo. Sim, é verdade, há uma ciência sobre em que prateleira guardar cada alimento.

 

Uma óptima quarentena para si onde quer que o seu frigorífico esteja,

Ele

 

fotos: buzzfeed