como fazer pão de leite caseiro

    Há uma guerra instalada cá em casa. No outro dia, o meu querido Filho Mistério com vocação para chef fez uns bagels caseiros que deixaram toda a família de boca aberta, por isso hoje tenho de lhe dar uma resposta à altura não vá a criatura convencer-se de que, em plena adolescência, já ultrapassou o criador. Vou fazer um divinal pão de leite, daqueles tão leves como uma nuvem de algodão doce.

    A receita é do espectacular site Food52 e só leva sete ingredientes: farinha tipo 65, natas para bater, mel, leite em pó magro, levedura em pó, ovos e manteiga sem sal cortada em pedaços. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

    f9f9ec7c-abc2-4b96-b340-f189cccf32fc--2017-0519_ki

     

    Comece por cozer 40 g de farinha com 240 ml de água, numa panela, em lume médio, sem parar de mexer. Ao fim de cerca de 5 minutos, deverá ter uma massa densa formada. Nessa altura, acrescente as natas e o mel enquanto continua a mexer energicamente até o mel se dissolver.

    Passe tudo para uma batedeira de massa, adicione o resto da farinha, a levedura, o leite em pó, dois ovos e o sal e amasse, na velocidade média, durante cerca de 5 minutos. Quando a massa estiver macia, comece a juntar os pedaços de manteiga, um a um, deixando-os misturar-se bem com a massa antes de colocar o pedaço seguinte.

    Passe a massa para uma taça, untada com spray de cozinha. Cubra a taça com uma tolaha e deixe levedar durante cerca de uma hora, num sítio morno, até duplicar de tamanho. Divida a massa em 12 bolas e coloque 6 bolas no fundo de uma forma para pão, com 23 por 33 cm, untada com spray de cozinha. As restantes 6 bolas dão para outro pão de leite igual. Cubra a forma e deixe levedar num local morno durante mais uma hora.

    Antes de levar ao forno, bata um ovo com uma colher de chá de água e pincele esta mistura pelo topo da massa. Espalhe um pouco de flor de sal por cima e leve ao forno, pré-aquecido a 180 ºC, durante cerca de 50 minutos, até o pão estar bem dourado no topo e a soltar-se da forma. Sirva quentinho, com manteiga a derreter naquele miolo divinal. Acho que, perante isto, os bagels do Mini-Misterioso não têm hipótese.

     

    Um óptimo domingo para si onde quer que o pão de leite esteja,

    Ele

     

    receita e foto: food52

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *