#fiqueemcasa: como fazer pão em casa sem precisar de amassar

    É quase um milagre: um pão com este aspecto, estaladiço por fora e fofinho por dentro, sem precisar de sair de casa. Melhor ainda: com apenas quatro ingredientes. 

    A receita é facílima de preparar, exige apenas alguns minutos de trabalho e não nos obriga a fazer meia hora de ginásio só a amassar o pão. Nesta época de quarentena, em que ninguém deve sair de casa (nem mesmo quando está sol lá fora), temos recebido várias mensagens de leitores a pedirem-nos receitas para fazer pão em casa. Esta receita, do fantástico blog Pinch of Yum, é a nossa preferida: além de facílima, só leva farinha, sal, levedura instantânea e água. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

    Miracle-No-Knead-Bread-3-2.jpg

     

    De véspera, misture numa taça a farinha com o sal e a levedura. Junte a água e mexa com uma colher de pau até ficar com uma massa meio estranha e diferente da massa consistente habitual, mas acredite que vai resultar. Tape com película aderente e deixe levedar durante a noite, cerca de 12 a 18 horas.

    No dia seguinte, pré-aqueça o forno a 230 ºC e coloque lá dentro uma panela de ferro fundido durante cerca de meia hora para ficar bem quente. Passe a massa para cima de um balcão de cozinha polvilhado com farinha. Não precisa de amassar, só tem de ajustar a massa até ficar com o formato de pão que pretender. Coloque a massa por cima de uma folha de papel vegetal e ponha ambas dentro da panela aquecida. Tape e leve ao forno durante cerca de 30 minutos. Retire a tampa e volte a levar ao forno, durante mais 10 a 15 minutos, só para tostar a côdea do pão.

    Depois é servir bem quente, com a manteiga e derreter no miolo fofinho.

     

    Um óptimo pão para si onde quer que esteja (em casa, claro!),

    Ele

     

    receita e foto: pinch of yum

     

    3 thoughts on “#fiqueemcasa: como fazer pão em casa sem precisar de amassar

    1. Olá boa tarde, a levedura instantânea é fermento de padeiro? Aquele seco que vem em pacotinhos? Obrigada pela descoberta, agora guardo as receitas todas de pão que apanho… nunca se sabe quando o dito vai faltar.

      Cláudia

    2. Bom, duas semanas depois… acho que o melhor é responder a mim própria: sim Cláudia, acho que sim… levedura instantânea deve ser fermento normal e não de padeiro. Experimenta!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *