Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

como fazer um húmus sem molho tahini em apenas 5 minutos

03.04.20

Um dos grandes problemas do húmus caseiro é o molho tahini. Raramente alguém tem um frasco de tahini guardado no frigorífico e, por estes dias, não é propriamente fácil sair para ir comprar. Foi por isso que encontrei a mais rápida e fácil receita alternativa para um húmus delicioso. Sem molho tahini nem outros ingredientes estranhos.

Para fazer este divinal húmus caseiro, só vai precisar daquilo que qualquer pessoa tem sempre em casa. E com uma vantagem acrescida: o húmus fica muito mais cremoso e suave do que a receita tradicional. É quase uma mousse de húmus. Perfeita para ir petiscando com uns palitos de cenoura. Ou, caso não tenha as obsessões dietéticas da minha querida Mulher Mistério, com umas batatas fritas ou com uns chips de milho.

O segredo desta textura aveludada está no bom e velho iogurte grego e no líquido da conserva do grão de frasco.

IMG_20200403_134548.jpeg

 

Ingredientes 

  • 400 g de grão de bico em frasco
  • 1 dente de alho
  • 1/2 limão espremido (cerca de duas colheres de sopa de sumo)
  • 1/2 iogurte grego natural
  • 4 colheres de sopa de azeite extra-virgem
  • Uma pitada de noz moscada em pó
  • Uma pitada de paprika
  • Flor de sal e pimenta rosa em grão

 

Comece por cortar o dente de alho ao meio e retirar o germe do centro (aquele fio esverdeado mais indigesto). Polvilhe o dente de alho com flor de sal e esmague tudo com uma faca até criar uma pasta.

Retire o grão do frasco e guarde o líquido da conserva (cerca de meio copo). Passe o grão por água e escorra-o. Coloque-o num processador de comida, ou num robô de cozinha, juntamente com o líquido da conserva, meio iogurte grego, a pasta de alho esmagado, o sumo de limão, o azeite, a noz moscada e a paprika. Triture tudo muito bem, durante cerca de três minutos, até ficar bem cremoso e suave. Tempere com mais um pouco de flor de sal e pimenta rosa moída e bata mais um pouco.

IMG_20200403_134526.jpeg

Sirva o húmus numa taça com uns grãos de pimenta rosa e mais um pouco de paprika espalhados por cima. Também pode acrescentar um fio de azeite no topo. Acompanhe com uns palitos de vegetais: cenourinhas baby, courgette, pepino, aipo... – é só escolher o que tem em casa. Vai ver se este não é o húmus mais cremoso que já experimentou.

 

Um óptimo húmus para si onde quer que o molho tahini esteja,

Ele

 

fotos: casal mistério