Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

#fiqueemcasa e delicie-se com esta facílima tarte de tomate com queijo feta e mel

17.03.20

Como sabe, tenho uma força de vontade e uma disciplina do tamanho de uma ervilha. Já nem estou a falar da minha eterna dieta. Estou em pânico porque de um momento para o outro deixei de fazer desporto. Antes de nos enfiarmos em casa, era o meu querido Marido Mistério que me levava arrastada, agora temos de arranjar uma solução alternativa. Ando a pesquisar aulas de pilates online, ou sugestões de treinos para abater calorias, mas só encontro expressões como “burpees”, “jumping jacks” e “x-crunch”! What??? Alguém pode esclarecer uma pobre alma que odeia ginásio e que não faz a mais pequena ideia do que estão a falar? Alguém tem um dicionário de ginástica para me emprestar? Já estou a imaginar os nossos queridos Filhos Mistério a gozarem e a filmarem a nossa aula de ginástica para publicarem no Instagram, naquelas “contas privadas” das quais somos descaradamente banidos. Mas, ao mesmo tempo, consegui descobrir duas vantagens neste início de quarentena: estamos mais tempo com eles, que estão naquela terrível idade que só nos querem ver pelas costas, e o meu querido Marido Mistério tem mais tempo para cozinhar. E, só por causa disso, hoje o nosso jantar vai ser assim.

Tomato-Pie-2.jpg

 

Descobri esta maravilha no blog The Awesome Green e enviei o link por Whatsapp ao meu querido Marido Mistério, como quem não quer a coisa. O que vale é que Ele ficou ainda mais rendido do que eu à receita. Os miúdos, então, deliraram.

Ele só vai precisar de farinha integral, água quente, azeite extra virgem, levedura seca ativa, açúcar, sal, uma gema de ovo e sementes de cominho preto para a base. Para o recheio, uma mistura de tomates coloridos cortados às fatias, alho esmagado, queijo feta em crumble, mostarda Dijon, orégãos secos, folhas de manjericão, pinhões tostados, azeite extra virgem e vinagre de sidra.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

Pré-aqueça o forno a 175º C.

Numa taça grande, misture a farinha com a levedura, o sal e o açúcar. Depois, junte a água e o azeite e misture bem até obter uma massa. Amasse durante 2 a 3 minutos e depois estenda-a na bancada, formando um círculo com cerca de 35 cm de diâmetro.

Espalhe a mostarda por cima da massa e junte metade do queijo feta, dois dentes de alho e algumas folhas de manjericão.

Disponha por cima as fatias de tomate deixando uma margem com cerca de 4 cm da berma. Vá variando as cores para obter um padrão colorido. Junte o resto dos dentes de alho, do queijo feta e do manjericão e espalhe por cima o vinagre de sidra e o azeite.

Dobre as pontas da massa por cima do recheio, de forma a obter uma tarte redonda. Pincele as pontas da massa com uma gema de ovo e espalhe por cima as sementes de cominho preto.

Leve ao forno durante 40 minutos.

Retire e deixe assentar durante 10 minutos antes de servir.

Decore com um fio de mel, pinhões tostados e manjericão fresco.

Pode comer quente ou fria.

 

Boas receitas,

Ela

 

receita e foto: the awesome green