É boa demais para ser verdade, não é? Já estou a imaginar esta quiche a desfazer-se na minha boca: o crocante dos espargos misturado com o Brie derretido… que maravilha! Em tempos de quarentena, há que dar valor aos pequenos prazeres da vida, como aproveitar a companhia da família (também não era preciso tanto, mas enfim!) ou deliciar-se com uma receita assim. Só o fantástico blog Half Baked Harvest para se lembrar de criar uma obra de arte como esta. Ainda por cima, é fácil e muito simples de fazer.
Só precisa de ter em casa farinha, sal, manteiga ralada (como o queijo) e sementes de sésamo tostadas para a base. Para o recheio, tenha à mão ovos, leite, iogurte grego natural, folhas de tomilho fresco, manjericão, endro e cebolinho picados, piripíri, sal e pimenta preta, um molho de espargos sem pé, um queijo Brie e mel.
Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.
Unte uma forma de tarte com manteiga e coloque-a num tabuleiro próprio para ir ao forno.
Comece por fazer a base: junte numa taça a farinha, as sementes de sésamo e o sal. Acrescente a manteiga ralada e misture bem com a farinha. Junte 80 ml de água gelada e volte a misturar, juntando mais água se precisar até a massa formar uma bola. Estique com o rolo da massa até formar um círculo com cerca de meio centímetro de espessura. Transfira a base para a forma que preparou. Tape com película aderente e leve ao congelador durante 20 minutos ou guarde 1 hora no frigorífico.
Pré-aqueça o forno a 190º C.
Retire a base do congelador e deite fora a película aderente. Tape-a com uma folha de papel vegetal e ponha por cima pesos de tarte ou, se não os tiver, pode usar arroz ou feijão para pressionar a base.
Leve ao forno durante 15 minutos até a base ficar pronta. Retire do forno e reduza a temperatura para 160º C.
Entretanto, misture numa taça média, os ovos, o leite, o iogurte, o tomilho, o manjericão, o endro, o cebolinho, o piripíri e uma pitada de sal e pimenta.
Corte 2/3 dos espargos em pequenos pedaços de cerca de 2,5 cm. Disponha-os no fundo da tarte, por cima da base. Reserve o resto dos espargos inteiros para o topo da tarte. Junte o queijo Brie cortado às fatias e um fio de mel. Misture tudo e transfira o recheio para a forma da tarte, agitando-a de maneira a espalhar bem os ingredientes. Disponha o resto dos espargos no topo da tarte.
Leve ao forno durante 55 a 65 minutos ou até o centro da tarte ficar cozinhada. Deixe arrefecer durante 5 a 10 minutos antes de servir.
Decore com ervas aromáticas frescas e… delicie-se!
Boas receitas,
Ela
receita e foto: half baked harvest